VACINAÇÃO ANTECIPADA EM 30 DIAS EM SP
15-06-2021
Há um consenso mundial de que o isolamento social como tática de guerra de combate ao covid-19 provocou a desaceleração econômica em 2020, mas que, a vacinação em massa, estaria fazendo a reabertura da economia mundial. Nesse sentido, como soe acontecer, o Estado de São Paulo saiu na frente, antecipando em 30 dias quase toda a vacinação da sua população adulta. Aliado a isso, o bom resultado do desempenho econômico do primeiro trimestre deste ano, fizeram as previsões de crescimento de 2021 se aproximarem de 5%, conforme boletim Focus, do Banco Central, divulgado ontem. O resultado mais imediato se deu no pregão da bolsa de valores, a B3, que subiu ao nível de não deixar a pontuação abaixo de 130 mil pontos. Ou seja, está dando idéia de que o crescimento está vindo com consistência, principalmente com os resultados do agronegócio, hoje representando 24% do PIB e previsto pelo mercado financeiro para chegar em 30% até 2030.
Nas estatística do Banco Central, relativas ao IBC-Br mensal, aquele banco mostrou que o IBC-Br também obteve alta em abril, subindo 0,44%, embora abaixo da previsão de mercado, que esperava 0,55%. Porém, muito acima se comparado com abril de 2020, o ponto mais alto das perdas econômicas, após a pandemia do covid-19, cujo salto no compartivo ente os meses citados foi de 15,92%. No acumulado do ano, o índice de atividade econômica do Banco Central registra queda de 1,20%. Entretanto, nos doze meses em tela estão os piores meses de desempenho, perante pandemia referida, que levou a economia brasileira a – 4,1% do PIB, conforme o IBGE, em 2020.
No cenário global, a economia dos Estados Unidos demonstra forte recuperação, conforme atestam os indicadores de desempenho da bolsa de Nova York, batendo sucessivos recordes os índices Dow Jones, Standard & Poor’s 500 e o indicador de alta tecnologia, o Nasdaq.
Comentários
Postar um comentário