EXPECTATIVA DE VIDA APÓS UM ANO DE COVID
26-04-2021
Desde março do ano passado que o vírus covid-19 tem matado cada vez mais pessoas no Brasil. O impacto na expectativa de vida do brasileiro é substancial. Estudo feito por pesquisadores das universidades de Harvard, Princeton e Southem California, dos Estados Unidos, bem como com a colaboração da Universidade de Minas Gerais, demonstra que a expectativa de vida do brasileiro retroagiu a 2013. Eles projetaram que os ganhos da expectativa de vida acumulados nas duas últimas décadas, mais de 25% serão perdidos por conta da citada pandemia.
Se não tivesse existido a covid-19, segundo eles, a expectativa de vida do brasileiro em 2020 seria de 76,7 anos. Mas, perante a covid-19, caiu para 74,8 anos, um declínio de quase dois anos, voltando ao patamar de 2013.
No Nordeste a estimativa de declínio tem sido menor devido ao fato de seus Estados terem feito o isolamento social em luta contra a referida pandemia, mais do os Estados de outras regiões.
Previsões sombrias têm sido feitas. Por exemplo, a Universidade Federal Fluminense, através do seu estatístico Márcio Watanabe, prevê que até metade de maio, o Brasil atinja o pico de 5 mil mortes por dia, em decorrência do citado vírus. Para ele, parece que em 2021 as mortes por covid-19 seriam superiores aqueles óbitos por câncer e doenças cardíacas.
Comentários
Postar um comentário