UTIS VOLTAM AO PATAMAR DE 80%
22-05-202
As autoridades de saúde no Brasil, em vários Estados ingressaram em estado de alerta. Por exemplo, em Salvador, Bahia, a terceira maior cidade do País, houve aumento na ocupação dos leitos das unidades de terapia intensiva, para tratar a covid-19, indo para o patamar superior a 80%. As aglomerações têm levado à multiplicação de casos e a preocupação maior vem com as festividades do São João, que estão proibidas no Nordeste, mas muito irão comemorar pela tradição.
As autoridades sanitárias estão atribuindo ao Dia das Mães a elevação dos casos do covid-19, quando muitas pessoas foram às compras em shoppings centers.
No caso da Bahia, o governador anunciará medidas duras para frear a covid-19. Para tanto, fará nesta semana reunião com prefeitos. Declarou Ruy Costa: “Vamos ter que adotar novas medidas restritivas. Poderemos não ter UTI suficiente já nas próximas semanas. É preciso não dançar com o vírus. Se você chamar para dançar no bar, nos paredões, ele leva você, pai, irmão, não para dançar, mas para o caixão. É uma tragédia e ficamos todos exaustos. Socialmente, economicamente, psicologicamente. É preciso não brincar com o vírus. Não dançar pagode nem axé nem forró com o vírus”.
Em suma, trata-se de marcha ré na estrada da reabertura. O produto caiu, o desemprego aumentou e as ruas estão apresentando mais pedintes, pessoas que se declaram abertamente em estado de fome nos semáforos. A violência está bem elevada e numa capital com cerca de 3 milhões de habitantes, existem quatro assaltos diários a coletivos de transportes.
Balanço da Secretaria de Segurança Pública da Bahia revela alta quantidade de eventos clandestinos encerrados pela Polícia Militar desde 19 de fevereiro. Em 90 dias foram fechados 1,3 mil festas e paredões no Estado. Somente em 15 de maio foram registradas 21 festividades. Toque de recolher no Estado é prorrogado até 1º de junho.
Comentários
Postar um comentário