INTENÇÃO DO CONSUMO CAIU PELA NONA VEZ
25-05-2021
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) tem pesquisado a intenção do consumo das famílias, que voltou a recuar em maio. O recuo foi de 1,6%, sendo o segundo consecutivo, bem menor do que o registrado em abril de 2,5%. Mediante a nova queda, a intenção do consumo ficou em 67,5 pontos, a menor pontuação desde os 66,2 pontos registrados em agosto do ano passado. Considerando os meses de maio desde o início da pesquisa em 2010, este foi o pior resultado apresentado. No comparativo com maio de 2020, a queda foi de 17,3%.
A CNC pesquisa sete tópicos para medir a intenção de consumo. Em maio todos eles recuaram, tanto na comparação com abril quanto com a de maio de 2020. Assim, em maio o indicativo de queda de emprego atual foi de – 0,1%; a perspectiva profissional de – 4,4%; a renda atual de – 0,8%; o acesso ao crédito de – 1,8%; e nível do consumo atual de – 1,2%.
Sem dúvida, a pandemia em sua segunda onda continua provocando estragos, devido ao isolamento social e demais medidas de controle do covid-19.
Comentários
Postar um comentário