TURISMO AQUÉM DE 2019
19-07-2021
A Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FECOMÉRCIO-SP) informou que o segmento de turismo brasileiro registrou em maio um faturamento de R$9,6 bilhões, sendo 47,5% superior a maio do ano passado. Entretanto, na comparação com maio de 2019, houve redução de 31,2% no faturamento turístico.
A FECOMÉRCIO-SP analisou que somente o transporte aquaviário registrou crescimento que superou o patamar pré-pandemia do covid-19, com alta de 20% nas suas receitas, em relação a maio de 2019, entre os seis grupos de atividades examinados. O transporte aéreo registrou a maior queda do período, em relação a maio de dois anos atrás, caindo 50,5%, variação semelhante a da redução de passageiro, que foi de 43%, na mesma base de comparação.
No último maio os restaurantes e alojamentos faturaram R$2,8 bilhões, sendo 33,5% abaixo do obtido em maio de 2019, com variações muito próximas dos grupos de atividades, culturais, recreativas e esportivas.
Já o conjunto de atividades de locação de veículos, agências operadoras de turismo registrou queda de 13,2% em maio, em comparação com maio de 2019. O segmento de transporte terrestre teve redução de 6,6%, na mesma base de comparação.
Segundo ainda FECOMÉRCIO-SP: “A vacinação ainda é a principal variável para os turistas voltarem a viajar com segurança e para os empresários se planejarem de forma mais sólida”.
Comentários
Postar um comentário