MELHORA O SANEAMENTO BÁSICO
14-07-2021
O Instituto Trata Brasil em estudo sobre o saneamento básico no País, de 2008 a 2018, mostrou que houve relativa melhora. O índice de elevação de acesso à rede de águas para as famílias foi de 2,2% anuais e o índice para ligação de esgotos subiu 3,7% ao ano, no período em referência. Não são taxas espetaculares, mas no período de 2014 a 2016 o Brasil teve forte recessão e ficou praticamente estagnado de 2017 a 2018. Os avanços se deram sem que os serviços ficassem mais caros. Em uma década os serviços em tela ficaram 1% mais baratos.
Há um ano foi criado o marco legal do saneamento e provavelmente o saneamento básico irá melhorar ainda mais. O investimento público na área tem um custo fixo que pode ser diluído com mais intensidade, no momento em que mais famílias poderão ser atendidas. A meta central do referido marco é o de universalizar o uso da água no País. Até 2033 9 em cada brasileiros poderão ser atendidos.
Pessoas negras e jovens de baixa instrução são as pessoas que menos tem recebido de saneamento básico, revela o citado órgão.
A lei do marco do saneamento básico ainda precisa ser regulamentada.
Comentários
Postar um comentário