SONDAGEM DO CONSUMIDOR
24-06-2021
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), através do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) realiza uma série de pesquisas sobre a conjuntura econômica. Neste momento trouxe a Sondagem do Consumidor, que consultou 1.610 domicílios, nos dias 1º e 21 de junho. A conclusão geral é de que a confiança do consumidor melhorou em junho.
Para Viviane Bittencourt, coordenadora de sondagens do IBRE: “A confiança dos consumidores segue trajetória de recuperação pelo terceiro mês consecutivo. Sob a ótica das famílias, a percepção é de melhora da situação atual e também das perspectivas futuras. Pela primeira vez desde julho do ano passado, a intenção das compras de bens duráveis avança de forma expressiva, o que parece relacionado a um maior otimismo em relação ao mercado de trabalho nos próximos meses, ainda que exista diferenças entre as faixas de renda”.
A percepção do consumidor par junho se mede pelo Índice da Situação Atual (ISA) que subiu 2,9 pontos, indo para 71,6 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) se elevou 5,9 pontos, indo para 88,3 pontos.
No mês de junho a confiança se elevou para todas as faixas de renda, cforme a pesquisa citada, com destaque para as famílias de maior poder aquisitivo, com renda acima de R$9.600,00.
Comentários
Postar um comentário