21/04/2012 - MINISTÉRIO DA PESCA


São 39 os ministérios da presidente Dilma Roussef. Ela recebeu 38 do presidente Lula e criou a Secretaria Nacional de Aeroportos com nível de ministério. Mas, o Ministério da Pesca é uma piada. Criado em 2003, pelo presidente Lula, serviu para acomodar os políticos da base aliada. Entretanto, nunca produziu nada. A propósito, o segmento econômico da pesca sempre esteve no setor primário. No Brasil existe o Ministério da Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Um para cuidar da grande produção (agronegócio), outro para cuidar da pequena produção e da reforma agrária. Portanto, três ministérios que poderiam fazer a mesma coisa ou a fazendo. Na verdade, o Ministério da Pesca serviu recentemente para dar cargo a um proeminente político da base aliada, o senador Marcelo Crivella. Na sua posse o evangélico declarou que não sabia nem botar minhoca no anzol. Quer dizer, quanto desperdício de dinheiro público. Este seria um caso de apurar responsabilidades.

Além do mais, citado ministério adquiriu 28 lanchas para patrulhar as costas brasileiras. Até hoje 23 estão encostadas e somente cinco realizam rondas. Entretanto, não é função do Ministério da Pesca patrulhar as costas brasileiras. Para que existe o Ministério da Defesa, mediante comandar uma marinha qualificada? Consta que o fornecedor das 28 lanchas nunca tinha produzido mais do que uma lancha e há denúncias de que ele financiou a campanha de políticos, dentre outros a ex-ministra da pesca, Ideli Salvatti, hoje Ministra das Relações Institucionais. Isto é, outro ministério que existe para fazer composição ou acomodação dentro da base aliada.

Em artigo da revista Exame, datada de 18-04-2012, J. R. Guzzo coloca o espanto do que fez e faz tal ministério, dizendo que as denúncias vindas a público são “O fim de um mistério” (título do seu artigo), concluindo: “O Ministério da Pesca, como se vê agora, só servia para isso, aumentar o mundo de vigarice que se formou, no Brasil, em torno da idéia de um ‘Estado forte’, que tanto encanta o PT, os empreiteiros de obras e qualquer sujeito que tenha alguma coisa para vender para o governo. Não falem perto da presidente Dilma, em diminuir o tamanho dessa gosma; isso poderia ser entendido como uma defesa do ‘Estado mínimo’. Fechar um ministério, então, é considerado praticamente um ato criminal. Nem que seja, caso venha a ser criado um dia, o Ministério das Perguntas Cretinas, legado imortal do Millôr Fernandes, que acaba de nos deixar”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS