02/04/2012 - PERFIL DO EMPREGO
A população economicamente ativa corresponde a 98,8 milhões de brasileiros, sendo que 45,2 milhões estão na faixa entre 30 e 49 anos, 43,6 milhões têm mais de 11 anos de estudo. Nesta segunda década deste século o Brasil ingressará em situação única da história, quando a maioria da população ingressará no chamado bônus demográfico. Isto é, cerca de 70% dos brasileiros irão se encontrar na faixa de idade de 15 a 65 anos. Países como o Japão, a Coréia e a China passaram por grande progresso quando ingressaram nessa faixa. Japão, nos anos de 1950, Coréia do Sul, nos anos de 1960. China, desde 1979, quando fez abertura econômica e aprovou lei para que cada família não tivesse mais de um filho, partiu em direção ao citado bônus, provavelmente com isso já desfruta de grande progresso e é a segunda economia do mundo. No caso brasileiro, o desemprego é de 5,7%, sendo a renda média do brasileiro atual de R$1.699,70, 12,8% têm negócio próprio, conforme informações extraídas do PNAD 2011.
As tendências do mercado de trabalho para os próximos 20 anos, segundo o IPEA vão em seis sentidos. 1) terceirização. Haverá mais flexibilidade dos contratos trabalhistas, como as opções de meio período, temporário e free lancer. 2) funcionário remoto. O home office, já adotado por diversas empresas, será prática comum, principalmente nas capitais. 3)dinamismo. Mudar de emprego e de carreira com maior rapidez. 4) áreas promissoras. Meio ambiente, bem estar, longevidade, inovação. 5) jornada. Elas serão menores. 6) profissões. Novas irão surgir principalmente na área ambiental.
Novos tipos de trabalhadores estão surgindo, de formação diversificada, versátil, autônomo, conectado e dono de um espírito empreendedor. As transformações que já estão ocorrendo no mercado de trabalho são de valorizar as habilidades. Os profissionais buscam chegar à universidade. As pessoas aprendem mais línguas e conhecer outras regiões. Útil e inovador. Pensar digitalmente. Capacidade de unir diferentes competências. Auto-administração. Empreendedorismo. Espírito cooperativo.
Está acabando a expansão da especialização. O profissional que se está demandando mais é de currículo multiuso. Isto é, versátil.
Comentários
Postar um comentário