01/04/2012 - COMISSÃO DA VERDADE


O Congresso aprovou a criação da Comissão da Verdade. O que isso significa? Significa que é necessário esclarecer o que houve em 48 anos, desde o golpe militar de 1964, não só relativos à questão política como à questão econômica. Na verdade o movimento de quebra da legalidade se deu em 1º de abril, mas os tomadores do poder o inscreveram e até hoje eles comemoram em 31 de março de 1964, para evitar a piada do 1º de abril, que é uma piada geralmente mentirosa. É verdade que o Brasil estava uma bagunça. Porém, não se justifica que fosse fechado o Congresso, fossem suspensos direitos constitucionais, presos sem inquérito, cassados direitos sem defesa, exilados, torturados, mortes e ocultação de cadáveres. Parece que tal Comissão visa esclarecer, pelo menos, questões mais candentes, tais como mortes sob torturas de Rubens Paiva, Vladimir Herzog, dentre outros desaparecidos.

A repressão política, tanto das forças armadas como da polícia, de 1964 a 1984 foi de violenta a constrangedora. Por isso mesmo, a cobrança sempre deixou as instituições e as pessoas com receio de apurar resultados. Houve silêncio por décadas. A ditadura acabou há 27 anos, mesmo assim o receio continuou, nem mesmo uma presidente torturada como foi a Dilma se pronunciou claramente. Com convicção, tanto Lula como Dilma fez muitas alianças políticas, o que os fizeram calar, embora implicitamente sempre mostrem seus aborrecimentos. É só observarem a cara deles, querendo evitar tais temas.

O assunto é mais abrangente. Envolve a guerra fria a partir dos anos de 1950, quando os Estados Unidos exigiam um alinhamento automático, em face da ameaça socialista, enquanto existam forças que queriam fortemente o socialismo. Venceu a tendência capitalista.

Sob o ponto de vista econômico, os militares se referem a que, de 1964 a 1985, a economia brasileira cresceu acima de 6,3% ao ano, marca que foi rebaixada para menos da metade da verificada por eles, nos anos seguintes. Na atual década, está o PIB na metade ainda. Sem contar que eles cresceram assim principalmente com dinheiro externo abundante e barato e apoio capitalista internacional, coisa que não aconteceu depois de 1985. É preciso refletir que, os governos imediatamente anteriores (não os de JQ e JG, efêmeros e golpeados), mas os de JK e de Vargas, os quais alcançaram marcas ininterruptas superiores a 7% anuais, perante hostilidade dos Estados Unidos.

A questão que se resolve, é de que é melhor conseguir subir com as próprias pernas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE