07/04/2012 - TERCEIRA IDADE

Os idosos brasileiros correspondem a 15 milhões de cidadãos. Isto é, 14% da população adulta, de pessoas com idade acima de 60 anos. Estima-se que consumam R$2,4 bilhões anuais. Pesquisa recente da consultoria Quorum Brasil revela que gastam 33% com moradia; 26% com saúde; 21% com alimentação; 8% com cartão de crédito e prestações; 6% com vestuário; 4% com lazer; 2% com transporte. O internauta da terceira idade representa 7% do total; 43% usam a internet para jogos, sendo os mais procurados xadrez e pôquer; 78% pesquisam notícias, bancos e sites de viagens.

Uma das atividades preferidas dos idosos é viajar. Pacotes para idosos têm uma programação diferente, serviços de café de manhã, almoço e jantar. Como os idosos têm maior liberdade para viajar em dias de semana, alguns pacotes podem ficar mais baratos. Já existem agências especializadas em organizar viagens para a terceira idade. Pelo Programa Viaja Mais Melhor Idade mais de 700 mil viajaram no ano passado. Os melhores destinos para eles são Fortaleza, Fernando de Noronha, Natal, Serra Gaúcha, Maceió, Lençóis Maranhenses, Bonito, Belém, Recife, em ordem de preferência.

O mercado de trabalho para idosos tem sido crescente. Eles criam uma simpatia entre os clientes que valorizam a atitude da empresa. Estimulam a responsabilidade social. A empresa economiza mais, já que o idoso recebe menos do que um jovem competitivo. São mais pacientes com os clientes, proporcionando atendimento personalizado. O idoso tem mais experiência e vivência profissional. Possuem mais disponibilidade de tempo.

A preocupação com as finanças é uma constante. O idoso é conservador em aplicações financeiras. Geralmente, estão em caderneta de poupança ou fundo de renda fixa, para serem usadas em emergência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE