12/05/2013 - ESCÂNDALOS DOS MINISTÉRIOS
No seu primeiro ano de governo a
presidente Dilma afastou doze ministros, por desvio de conduta. No segundo ano
de gestão, não fez mais nenhuma limpeza ética. No terceiro ano, este, lançou-se
na onda da sua reeleição. Até agora não conseguiu dinamizar a economia.
Voltaram as indicações graciosas e vergonhosas. No ministério da Agricultura,
nomeou há poucos meses, um político ligado a um sinistro matadouro clandestino
em Minas Gerais. Criou o 40º ministério,
o da Pequena Empresa, para colocar no lugar o vice-governador de São Paulo, que
declarou que somente deixará aquele cargo se for por medida judicial. Quer
dizer vai trabalhar em São Paulo e Brasília. No ministério da Pesca, colocou um
cidadão que declarou nem saber colocar um anzol na linha de pesca. Existe o
ministério da Aeronáutica e o ministério da Aviação Civil, para fazer também a
mesma coisa. Existe um ministério da Marinha, somente falta criar o ministério
da Marinha Civil. São ministros batendo cabeça e desperdiçando recursos, o que
tem feito a máquina pública lenta, pesada e cara.
J. R. Guzzo, em artigo na revista
Exame, datada de 15-05-2013, mostra que: “Os problemas que o Brasil não
consegue resolver ficam sem solução porque as pessoas pagas para resolvê-los
não sabem, pura e simplesmente não sabem como resolver coisa alguma. É possível
alguém achar que os trens que transportam produtos de exportação para o porto
de Santos, no maior do País, trafeguem a 2 quilômetros por hora, no trecho
final da viagem ... É concebível que os portos brasileiros sejam tão
espetacularmente ruins porque sofrem limitações causadas pelo movimento de
translação da terra, pela tábua das marés ou por algum outro fator
incontrolável¿ Ou pelas mesmas causas, que navios esperem 40 dias para
carregar¿ Que caminhões façam filas de dezenas de quilômetros para descarregar¿
Ou que contratos para a venda de soja sejam cancelados porque das 12
embarcações que teriam de entregar só duas chegaram no prazo contratado¿ O caso
aqui, é ainda pior, porque foi criado um ministério dos Portos só para resolver
esse problema ... Como é possível que um personagem capaz de se chamar de ‘dr.
Juquinha’ tenha conseguido permanecer por oito anos seguidos num cargo chave
para a construção de uma das maiores ferrovias brasileiras, durante os governos
Lula e Dilma Roussef¿ ... Seu notável gestor foi parar na cadeia, embrulhado
num desvio de verbas que pode chegar ao montante de 1 bilhão de reais”. A
ferrovia é a Norte-Sul e o ministério envolvido é o dos Transportes.
Finaliza a coluna o referido
autor: “Trocar gente com esse perfil por gente que saiba e que queira resolver
problemas, em vez de enriquecer, é o máximo que pode haver em matéria de coisa
simples. Mas quem quer a coisa simples?”
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