12/05/2013 - ESCÂNDALOS DOS MINISTÉRIOS


No seu primeiro ano de governo a presidente Dilma afastou doze ministros, por desvio de conduta. No segundo ano de gestão, não fez mais nenhuma limpeza ética. No terceiro ano, este, lançou-se na onda da sua reeleição. Até agora não conseguiu dinamizar a economia. Voltaram as indicações graciosas e vergonhosas. No ministério da Agricultura, nomeou há poucos meses, um político ligado a um sinistro matadouro clandestino em Minas Gerais.  Criou o 40º ministério, o da Pequena Empresa, para colocar no lugar o vice-governador de São Paulo, que declarou que somente deixará aquele cargo se for por medida judicial. Quer dizer vai trabalhar em São Paulo e Brasília. No ministério da Pesca, colocou um cidadão que declarou nem saber colocar um anzol na linha de pesca. Existe o ministério da Aeronáutica e o ministério da Aviação Civil, para fazer também a mesma coisa. Existe um ministério da Marinha, somente falta criar o ministério da Marinha Civil. São ministros batendo cabeça e desperdiçando recursos, o que tem feito a máquina pública lenta, pesada e cara.
J. R. Guzzo, em artigo na revista Exame, datada de 15-05-2013, mostra que: “Os problemas que o Brasil não consegue resolver ficam sem solução porque as pessoas pagas para resolvê-los não sabem, pura e simplesmente não sabem como resolver coisa alguma. É possível alguém achar que os trens que transportam produtos de exportação para o porto de Santos, no maior do País, trafeguem a 2 quilômetros por hora, no trecho final da viagem ... É concebível que os portos brasileiros sejam tão espetacularmente ruins porque sofrem limitações causadas pelo movimento de translação da terra, pela tábua das marés ou por algum outro fator incontrolável¿ Ou pelas mesmas causas, que navios esperem 40 dias para carregar¿ Que caminhões façam filas de dezenas de quilômetros para descarregar¿ Ou que contratos para a venda de soja sejam cancelados porque das 12 embarcações que teriam de entregar só duas chegaram no prazo contratado¿ O caso aqui, é ainda pior, porque foi criado um ministério dos Portos só para resolver esse problema ... Como é possível que um personagem capaz de se chamar de ‘dr. Juquinha’ tenha conseguido permanecer por oito anos seguidos num cargo chave para a construção de uma das maiores ferrovias brasileiras, durante os governos Lula e Dilma Roussef¿ ... Seu notável gestor foi parar na cadeia, embrulhado num desvio de verbas que pode chegar ao montante de 1 bilhão de reais”. A ferrovia é a Norte-Sul e o ministério envolvido é o dos Transportes.
Finaliza a coluna o referido autor: “Trocar gente com esse perfil por gente que saiba e que queira resolver problemas, em vez de enriquecer, é o máximo que pode haver em matéria de coisa simples. Mas quem quer a coisa simples?”

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