14/07/2015 - METAS DO TODOS PELA EDUCAÇÃO




Criada em 2006, a Organização não Governamental Todos pela Educação (TPE) divulgou o seu sexto relatório, acerca dos dados do IBGE e do INEP, para os anos de 2013 e 2014. Na semana passada, já tinha divulgado que o maior gargalho educacional é o ensino médio, apresentado aqui no dia 06 deste, mediante a menor nota média de 3,7 nos exames do MEC e evasão dos alunos próxima de 46%, assim como só 9,3% dos que o concluem em matemática absorveram o essencial, agora deixou o TPE explícito que quatro das suas cinco metas não foram cumpridas. A primeira meta de 95,4% de crianças e jovens, entre 4 a 17 anos, estarem matriculadas na educação básica em 2014 foi parcialmente atingida com 93,6% deles. A segunda meta de toda criança alfabetizada até aos 8 anos não foi alcançada. A terceira meta de conhecimento adequado do aluno ao seu ano não se alcançou porque os programas de ensino continuam defasados e professores despreparados. A terceira meta de todo aluno com o ensino médio concluído até os 19 anos não se alcançou, quando é por demais sabido que é no ensino médio é o da maior evasão escolar. A quarta meta de ampliar os investimentos em educação não ocorreu e, neste ano, reduziu-se em torno de 30% as verbas para a área, conforme consta do ajuste fiscal em vigor. A quinta meta de boa gestão, isto nem se chegou perto de qualificação que deve ser perseguida.

Os técnicos da referida ONG resumem que os trabalhos escolares continuam ainda dependendo de memorizações e não de deduções. Os programas são lecionados por professores com formação cartesiana e não priorizam as atividades interdisciplinares. Enfim, é necessário conectar a teoria com a prática.

Ademais, em reunião do Conselho Nacional de Educação foi discutida a Avaliação Nacional de Alfabetização de 2013. A conclusão geral é de que os alunos têm baixo nível de leitura. Assim, mais de 57% dos estudantes de 8 anos não conseguiram superar os dois primeiros níveis, em uma escala de quatro, de aprendizado em leitura. No ano passado, o governo federal não divulgou os resultados sob o argumento de que aquele ainda era o primeiro diagnóstico. As informações sobre a prova de 2014 deverão ser liberadas em agosto.

Sempre que se consignam aqui dados sobre educação brasileira fica realmente patente que o lema do governo federal de “Brasil: Pátria Educadora” é um acinte aos brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS