14/01/2015 - ENEM 529 MIL ZEROS



O Ministério da Educação divulgou ontem os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, quando 6,19 milhões de estudantes prestaram o exame em 2014, quando apenas 250 concluintes obtiveram a nota máxima de 1.000 pontos, ou seja, somente 0,004%, enquanto 529.374 alunos obtiveram nota zero na prova de redação, isto representou 8,552% deles. O incrível é que o número é bem próximo daquele que o IBGE afirma que existe de analfabetos no Brasil, por volta de 10% da população. Quer dizer, próximo de concluintes do ensino médio tiram zero na articulação da língua pátria, mais cerca de 10% de analfabetos, mais não menos de 20% de analfabetos funcionais, fazem sentido com informações do próprio MEC, de que mais de 60% da população brasileira não tem capacidade de interpretar uma página escrita. Não sem motivo a produtividade da economia é bastante baixa ou está estagnada, ficando difícil alcançar níveis elevados de crescimento econômico. Confirma-se que a educação é a raiz do problema. Mesmo assim, na hora de cortar gastos, o governo cortou demasiadamente na área educacional, ou seja, R$597,5 milhões mensais, correspondentes a 31% dos gastos adicionais totais, negando que seu lema do segundo mandato seria: “Brasil: Pátria Educadora”.

O balanço do MEC traz notícia mais grave. A média geral das provas de redação e de matemática caiu em relação a 2013, nas demais matérias as notas subiram. Em redação, a queda alcançou número muito elevado de 9,7%. Em matemática, a queda foi de 7,3%. A explicação do Ministro da Educação, Cid Gomes, reconhece que a educação pública brasileira é deficiente, mas que o tema da redação foi muito “difícil”, sendo o de publicidade infantil. Esperava-se que o tema fosse polêmico, abordado à exaustão pela imprensa, tais como Copa do Mundo de Futebol, crise de abastecimento de água, manifestações populares, violência contra a mulher, dentre outros. E a grande queda de matemática de 7,3%? Nada explicado. Em suma, professores brasileiros não cansam de referir-se que são inúmeras dificuldades dos alunos interpretarem textos e números.

O resultado final do ENEM de 2014 apresentou nota média inferior ao ENEM de 2013, quando deveria ser o contrário, visto que se elevou, em muito, o universo observado. De zero a 1.000, a nota média do ENEM de 2014 foi de 499 pontos, enquanto a de 2013 foi de 500 pontos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE