19/09/2012 - PREÇO DA GASOLINA
O preço do litro da gasolina nas
refinarias desde 2005 não sobe. Entretanto, ele sempre subiu na ponta de venda,
na bomba de gasolina. O preço dela é livre. No entanto, o preço da gasolina ao
consumidor é um dos mais altos do mundo. O problema é que 55% do preço
correspondem a tributos embutidos. Os 45% restantes cobrem o preço cobrado pela
Petrobras, transporte, bem como outros custos dos postos, mais margem de
lucros. Sem tributos, a gasolina custaria aproximadamente R$1,30, enquanto é
cobrado R$2,75, na média nacional. Dessa forma, o governo federal tem dois
objetivos: o primeiro, não transferir para a inflação a elevação do preço e ter
uma baita arrecadação bem controlada.
No início do século XXI, a
prosperidade das usinas de cana de açúcar aconteceu novamente com a invenção do
carro flexível no uso do álcool ou da gasolina. Em 2004, por exemplo, oito em
cada dez automóveis que saiam das concessionárias possuíam motores de duplo uso
de combustíveis. No primeiro mandato do governo de Lula o Brasil fez intensa
campanha de produção de etanol, diante da instabilidade do petróleo e da
necessidade global de reduzir as emissões de gases poluentes. Contudo, com o
preço alto da gasolina o etanol foi deixando desde 2008 de ser competitivo com
a gasolina. As usinas passaram a produzir mais açúcar, para que o preço do
etanol crescesse. Os limites de crescer como fora projetado, exportando etanol,
revertendo a tendência e o Brasil passou até em alguns momentos a importar
etanol. As usinas de açúcar ingressaram em crise, com o fechamento de várias
delas, endividamento gigantesco, problemas climáticos, baixa rentabilidade,
ausência de um marco regulatório, instabilidade de preços, dentre outros
obstáculos. Com uma dívida de R$42 bilhões e sem incentivos fiscais, o segmento
usineiro de açúcar está agonizando.
Em síntese, as perspectivas
desanimadoras do mercado de etanol se explicam pela baixa rentabilidade, De
2008 para cá, o custo de produção do etanol subiu 46% e a produtividade
encolheu 12%, para próximo de 11 toneladas por hectare. Com o etanol a R$1,70
nas bombas dos postos de gasolina, a margem de lucro do usineiro varia entre
zero a 1%. As empresas do ramo não faliram porque também produzem açúcar. De
2000 a 2008 o crescimento da produção de etanol se elevou acima de 10% ao ano.
Porem de 2008 a 2012, a produção de etanol está cada ano se reduzindo, já
abaixo do que se produziu até 2008.
Comentários
Postar um comentário