07/08/2016 - TRANSNORDESTINA E CONCESSÕES
Lançada em 2006, pelo presidente
Lula, para ser concluída três anos depois, em 2009, a ferrovia Transnordestina tem hoje somente 53% do
trajeto concluído, dos 1,8 quilômetros de extensão projetados, sendo gastos
mais de R$6 bilhões. São dez anos transcorridos. Projetada para ligar diretamente
a região dos cerrados do Piauí ao porto de Pecém, no Ceará e ao porto de Suape,
em Pernambuco. Indiretamente, a produção de soja, milho e algodão da região
Centro Oeste de quatro Estados, Maranhão, Bahia, Piauí, Tocantins, poderia ser
canalizada para exportação através dos referidos portos. Foram assentados
somente 600 quilômetros de trilhos. Não há trem em nenhum trecho em
funcionamento. Novo prazo de termino
está previsto para dezembro de 2018. Estimada inicialmente em R$4,5 bilhões. O
cronograma atual é de R$8,2 bilhões. A Agência Nacional de Transportes
Terrestres revela que os atrasos decorrem da demora das desapropriações e
ausência de financiamentos. O fato é que o corredor logístico poderia reduzir
em até 75% o custo dos fretes. A ferrovia atenderia também a empresas de
mineração, principalmente a Companhia Siderúrgica Nacional. Haveria interesse
em fazer dela concessão público-privada?
Em 2015, uma centena de projetos
de concessões ao setor privado foram relacionados pelo governo federal no valor
de R$200 bilhões. Porém, não se conseguiu incentivar as empresas. O governo
interino de Michel Temer está tencionando colocar em ação poucos projetos, mas
que tenham logo partida. A Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos,
dirigida por Moreira Franco, que já foi governador do Rio de Janeiro, tem
amealhado projetos que englobam R$31 bilhões. Citados já foram os aeroportos de
Fortaleza, R$1,8 bilhão; Salvador, R$3 bilhões; Florianópolis, R$1,1 bilhão; Porto
Alegre R$2,5 bilhões. As ferrovias de maior monta de recursos. A Ferrovia
Norte-Sul estimada em R$13 bilhões e a Ferrogrão estimada em R$10 bilhões.
Terminal portuário de Recife de R$7 milhões. O problema é que o governo
interino mostra devagar a sua cara. A programação pode ser maior. Na verdade, as
aberturas de concessões se sucederão por uma série de editais para leilões.
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