15/05/2016 - BUSILIS




Qual o busilis para o Brasil voltar a crescer? A resposta é elevar o investimento global, dividido em investimento público e investimento privado. Na verdade, o investimento público é multiplicador e o investimento privado acelerador. Para que o investimento público se amplie é necessário reativar as obras paralisadas, que se atraiam capitais externos não especulativos, que se façam as concessões público-privadas. Para que o investimento privado se amplie é necessário melhorar o ambiente geral de negócios, mediante desburocratização, educação, contratos honestos e ágeis. Em tudo se precisa de confiança para investir, consumir e eficiência. O que se espera é que isto ocorra para gerar emprego e renda.

Corte nos ministérios. Corte de 4 mil cargos de confiança entre mais de 21 mil. Reforma da previdência. Reforma fiscal. A nova equipe econômica defende o alívio futuro da carga tributária, mas pode sugerir um tributo provisório para cobrir o rombo de mais de R$100 bilhões nas contas nacionais. Reforma trabalhista. Combate à corrupção.

Nas palavras de Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda, perante a Folha de São Paulo: “O Congresso reflete a sociedade e a sociedade está amadurecida para medidas de ajuste importantes. O que não é possível é continuar como está. O País está aguardando uma mudança de itinerário da economia. Existe uma demanda da sociedade para uma reversão da trajetória da economia, do emprego e de renda”.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE