01/05/2014 - INVESTIMENTO BRUTO




O Investimento Bruto também chamado de Formação Bruta de Capital é composto de duas parcelas. Uma é a Depreciação, ou seja, a reposição do capital que se desgastou. Outra é o investimento Líquido. Este é responsável pelo crescimento do PIB. Classicamente, uma depreciação de 10% é considerada para o estoque de capital. Por seu turno, cada 3% do investimento líquido corresponde a aproximadamente 1% de incremento do PIB, visto que o investimento não se reproduz imediatamente. Considerando que em 2013 o investimento se situou por volta de 18% do PIB, conforme estatísticas do IBGE, a taxa de elevação do PIB alcançou 2,3%, o que tem certa lógica. Para este ano, as previsões até as calculadas semanalmente pelo Banco Central, após consultar 100 formadores de opinião econômica, divulgadas as médias de indicadores econômicos no boletim Focus, o PIB encontra-se por volta de 1,7%. Logo, o investimento bruto não está crescendo, para um crescimento expressivo do PIB. Encontra-se estável ou até mesmo está recuando.

Na onda otimista da equipe econômica, chefiada por Guido Mantega, que sempre vem projetando crescimentos irreais, tal como 4,5% em 2013 e este chegou a 2,3%. Perspectivas da espécie, ele tem feito desde o segundo governo do ex-presidente Lula. O fato dessas previsões destoantes tem gerado não somente descrédito nacional como internacional.

Encerrando abril, o presidente do BNDES afirmou que o investimento bruto vem crescendo desde 2006, tendo ultrapassado os 20% em 2013 e está agora em 20,7% do PIB. Este seu raciocínio está em linha com seu chefe, o ministro da Fazenda, que projetou para 2014 um incremento do PIB de 3%. Se ele está se baseando na carteira de projetos que está no BNDES poderia até dizer que 20% poderiam ser alcançados nos próximos anos. No entanto, o governo federal já afirmou que neste ano não irá reforçar o caixa daquela Instituição, consoante tem feito nos últimos exercícios.

Enfim, agora em maio o IBGE divulgará o incremento do PIB no primeiro trimestre do ano. Então se verá quem está dizendo a verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE