25/03/2014 - VIRTUDE NÃO ESTÁ NOS MEIOS
No Brasil, o maior problema
social é a educação, assunto que é unanimidade. A questão não é somente diagnosticá-la,
é resolvê-la, no sentido do Brasil ser um país desenvolvido. O próprio MEC
demonstra as notas de um resultado concreto, isto é, conforme as últimas
avaliações do referido ministério, o ensino básico tem nota média de 5,0; o
ensino médio, 3,7; o ensino superior, 4,3. A média geral dos três níveis é de
4,3. Portanto, em termos quantitativos, reprovado, visto que 5 é a nota mínima
de aprovação, na escala de zero a dez. Por seu turno, se houvesse virtude na
educação brasileira, ela não estaria nos meios, conforme ditado latino famoso
de que “a virtude está nos meios”, dado que o ensino médio é o pior do País.
Dirigido basicamente para quem
tem de 15 a 17 anos, o ensino médio passou pela maior auditoria feita até agora
na educação nacional, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), ouvidos os
tribunais estaduais de contas. A meta do Plano Nacional de Educação é de passar
a taxa de escolarização do ensino médio de 52%, em 2006, para 85% em 2015.
Referida meta está ameaçada, visto que o relatório do TCU, divulgado dia 19
deste, informa que há uma carência de 32 mil professores com formação
específica nas 12 disciplinas obrigatórias do ensino médio. Física, química e
sociologia são as áreas mais carentes. Na auditoria se observou que há 61 mil
professores concursados fora da sala de aula, por estarem cedidos a diferentes
órgãos públicos e privados. A auditoria revelou ainda que 30% dos professores
do ensino médio são temporários. Também faltam muitas salas de aula. Além do mais, a principal conclusão do TCU é
de que o problema da educação brasileira na faixa em tela é de falta de gestão.
Com ela eficiente, não haveria tanta cessão de professores, cobrindo a
carência. Com ela eficiente, os professores seriam mais qualificados. Ademais,
o ensino teria que ser em tempo integral, unindo a teoria à prática.
Enfim, o relatório ressaltou que,
enquanto os 34 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE) investem em média US$9,322.00 por estudante do ensino médio. No
País, o investimento na área é de US$2,148.00. Não obstante os países
acompanhados pela OCDE sejam desenvolvidos, a distância entre os valores acima
é muito grande, ficando patente que o gasto em educação é a segunda melhor
solução. Sem dúvida, a primeira solução é o choque de gestão.
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