23/08/2012 - MERCOSUL
Os países se organizam também em blocos, visando negócios entre si, tal como uma zona de livre comércio e redução de barreiras alfandegárias. O maior bloco é chamado de NAFTA, composto de Estados Unidos, Canadá, México e Chile. O segundo lugar é preenchido pela COMUNIDADE ECONÔMICA EUROPÉIA, área onde 30 países europeus praticam o livre comércio e se protegem dos outros blocos. O terceiro lugar é o da OPEP, composto de países exportadores do petróleo. O quarto lugar é ocupado pelos países ASIÁTICOS, liderados pelo Japão. O quinto lugar é a própria CHINA. O sexto lugar é o MERCOSUL. A ideia do MERCOSUL surgiu nos anos de 1980, mediante restabelecimento de democracias na região. Assim, pelo Tratado de Assunção, foi criado em 1991, pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Recentemente, em junho, o Paraguai foi suspenso devido ao rápido afastamento pelo Congresso do presidente Fernando Lugo, em processo que durou 2 dias. Os três membros suspenderam o Paraguai, alegando que teria o congresso paraguaio violado a cláusula democrática do bloco. Até agora não se conseguiu provar a pretensa ilegalidade do ato. Os demais países tomaram atitude precipitada. Porém, de há muito que a Venezuela queria ingressar. Os parlamentos dos países precisavam aprovar o seu ingresso e somente não havia a aprovação do parlamento paraguaio. No início de agosto, o ingresso da Venezuela aconteceu. Já foram convidados também o Equador e a Bolívia. Na verdade, o MERCOSUL é bem pequeno. Cerca de 100 produtos compõem uma lista de tarifa externa comum. Agora, estuda-se para 200 em nova lista. A Argentina de vez em quando impõe barreiras às importações e entra em rota de coalizão com o Brasil. Mas, não foi sempre assim. No começo o projeto dinamizou as relações do cone Sul, acabando com as ideias de que Brasil e Argentina tinham projetos de construção da bomba atômica, não confessados.
A dimensão do MERCOSUL é pequena. O comércio dentro do bloco tem caído. Já chegou a ser de 21% das transações regionais. Hoje estão por volta de 14% do total.
Comentários
Postar um comentário