12/08/2012 - COTAS NA UNIVERSIDADE

Encontra-se lei para sanção presidencial, de que 50% das vagas nas universidades públicas sejam reservadas para os estudantes oriundos de colégios públicos. Os legisladores brasileiros reconheceram que os alunos advindos das escolas públicas não possuem condições de concorrer com aqueles aspirantes às faculdades federais do ensino privado. Ora, reservar vagas é uma atitude mais simples do que atuar para melhorar o nível daqueles que têm pior desempenho nas notas e não conseguem ingressar nas universidades. Sem dúvida, no conjunto, estará se premiando a mediocridade. Afinal, os melhores alunos devem ter ingresso às universidades e não haver reserva de mercado.
A educação brasileira é um monstro que praticamente não tem creches, o ensino fundamental tem um processo ‘acelerado’ de aprovar o aluno, para que todos tenham acesso à educação. No ensino médio público a educação é de melhor qualidade do que no ensino fundamental e nas universidades se busca a excelência. O processo está invertido, como apregoava Darcy Ribeiro. A qualidade tem que se buscar em todas as áreas.
Agora mesmo professores, funcionários e alunos estão em greve nas universidades federais há mais de dois meses. O governo federal não negocia com felicidade, já que os pleitos são basicamente de fundo econômico, salários e mais verbas para a educação. A União tem orçamento público engessado, priorizando o pagamento da dívida governamental, em detrimento dos investimentos, sendo a educação aquele que mais resultados poderia apresentar.
O fato concreto é de que se gasta hoje 5% do PIB com educação e se gasta mal. Os critérios têm que ser melhores focalizados. A educação infantil e juvenil deveria ser de tempo integral. Os professores deveriam ser melhores pagos, melhores treinados e avaliados por produtividade. Sem medo de errar, não se pode esperar para, em cinco anos, se elevar de 5% para 7% e, em dez anos, para 10% do PIB o dispêndio educacional.

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