15/06/2020 - BANCO MUNDIAL CALCULA A POBREZA




O Banco Mundial (BIRD) calcula que, com o fim do auxílio emergencial, mais de 7 milhões de pessoas são colocados na pobreza. Assim, seriam hoje 48,8 milhões de brasileiros pobres para a instituição. Isto é, cerca de 23% da população total. A população brasileira na linha mais alta da pobreza ganhando até US$5.50 por dia. A pobreza absoluta é de até quem ganha US$1.90 por dia. Eram no ano passado 41,8 milhões. Por seu turno em abril, o Banco referido calculou uma recessão de 5% neste ano. Agora, está prevendo – 8% do PIB. No início do ano o BIRD estimava 2% de crescimento brasileiro para 2020.  

O BIRD calcula que neste ano 70 milhões de cidadãos cairão para a pobreza absoluta no mundo, por conta da pandemia do novo coronavírus. No globo existem hoje cerca de 687 milhões nessa condição.

O governo estuda estender por mais meses o benefício do auxílio emergencial. A problemática está em quanto tempo durará o isolamento horizontal, assim como a flexibilização dela será feita aos poucos. A recuperação da economia irá, por seu turno, ser lentamente.

O auxílio emergencial foi o programa governamental mais abrangente da história brasileira. Porém, ele não será perene. Em cogitação no governo está a criação do Programa de Renda Mínima, para minorar os efeitos porque passam tão grande número de vulneráveis no País.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE