09/11//2018 - BOLSA DE VALORES




Chama-se de bolsa de valores o local onde podem ser transacionadas ações, recibos de ações, commodities, títulos de crédito, moedas e obrigações contratuais futuras. Porém, é mais comum a referência a bolsa de valores como a compra e a venda de ações. Surgiu na Inglaterra, muito antes dos Estados Unidos, tendo como objetivo sustentar o capitalismo, visto que é lá que os grandes empreendedores democratizam seus capitais e formam conglomerados por volta do mundo. Não havendo insider trading a bolsa de valores é considerada pela teoria econômica como concorrência perfeita, visto que todos podem ter acessos as informações. Os outros tipos de mercado, segundo a teoria econômica são: concorrência pura, concorrência monopolística, oligopólio, oligopsônio, monopólio, monopsônio, duopólio, duopsônio.

Assim, a bolsa de valores brasileira, baseada em São Paulo, chamada de BOVESPA, reflete o humor da economia. Geralmente, sobe, quando estão otimistas os investidores; desce, quando pessimistas. No jogo dos negócios existem investidores e especuladores. No logo prazo é considerado um bom negócio. Porém, tem que seguir a máxima de John Maynard Keynes: “eu compro quando todos vendem e vedo quando todos compram”. Logo, bolsa de valores não é para principiantes.

Nos últimos meses, ela tem subido e batendo recordes em pontos, aproximando-se dos 90 mil pontos. Porém, quando uma notícia é mal digerida pelo mercado ela cai bastante. Foi o que aconteceu ontem. A aprovação anteontem de reajuste de 16% dos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal e do Ministério Público, que tem efeitos em cascata, para Estados, Distrito Federal e Municípios, azedou o humor dos negociadores na BOVESPA, que recuou ontem 2,38%, chegando-se para 85 mil pontos, zerando os ganhos desde que Jair Bolsonaro fora eleito, em 28 de outubro, mas a referência é o dia 26, último dia do pregão. A preocupação do mercado é justamente o reflexo no déficit das conas públicas, que perdurará ainda mais, retirando da União a capacidade de realizar investimentos em infraestrutura, que impulsionam os investimentos produtivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE