16/10/2018  - BOLSA EMPRESÁRIO NÃO ELEVOU INVESTIMENTO




O Programa de Sustentação do Investimento (PSI) do BNDES, criado em junho de 2009 e que durou até dezembro de 2015, após o País ingressar em leve recessão naquele ano, objetivava sair logo dela e ampliar o investimento privado. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) está mostrando que o PSI não ampliou o referido investimento. Inspirado em outros países, para a defesa da economia contra a segunda maior recessão do capitalismo, desde 1929, o PSI continha longos prazos e taxas de juros subsidiadas. Porém, justamente porque era farto o dinheiro nem sempre as melhores oportunidades foram alocadas. Na verdade, a escolha de empresas campeãs, gigantes econômicos nacionais, chegou até a desperdiçar recursos e se ingressou no processo de corrupção sistêmica, iniciado no segundo mandato do presidente Lula, principalmente nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento e na desidratação da Petrobras. Os processos de apuração estão em curso desde 2014 e ainda não cessaram, tais como aqueles decorrentes da operação Lava Jato.

Para a equipe do IPEA, que fez o levantamento, foram cometidos vários erros. O primeiro foi a antecipação dos investimentos pelas empresas, que exauriu aportes de recursos nos anos seguintes. O segundo decorreu da má alocação de recursos. O terceiro fato negativo foram os desperdícios de capital.

O que os autores do trabalho não registraram foi o grande volume dos recursos colocados no BNDES, que teve origem no maior endividamento do setor público. O governo federal captou recursos no mercado a taxas, por exemplo, de 12% ao ano (chegaram até a 14,25%), emprestando a cerca de 6% a 7%. Logo, a diferença era bancada pelo Tesouro Federal. As pressões de caixa foram enormes. Tal erro de endividamento se mostrou claramente no segundo mandato da presidente Dilma, que o suspendeu no final de 2015. Referido programa também contribuiu para o primeiro déficit primário que ocorreu em 2014, depois de 16 anos de superávit primário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE