07/10/2018 - CHANCE DE CRESCER




O primeiro turno das eleições acontece hoje com 13 candidatos. Ficarão dois deles: Jair Bolsonaro e Fernando Hadad, para o segundo turno, no dia 28 próximo. O cenário é favorável para o crescimento econômico. A inflação está bem baixa; os juros básicos da economia são os menores da história, mão de oba disponível e capacidade ociosa. O PIB potencial, hoje calculado em 2%, pode levar a um PIB real maior. Vai-se completar o mandato de presidente nestes 2018, caminhando o País para o quinto ano de déficit primário. O candidato que vencer terá de eliminá-lo. Endereçar medidas de corte de gastos já no primeiro semestre de 2019, pondo fim ao rombo do fluxo de caixa. Suas propostas de campanha passam pela reforma da Previdência Social e reforma tributária. Os dois candidatos pensam bem diferentes. Mas, não poderá se furtar a melhorar o ambiente geral de negócios.

Pode parecer simples fazer as reformas, mas não é. É preciso negociar com o Congresso a pauta das reformas. Congresso esse que vem 40% renovado. Os 60% que permanecerão são conservadores.

As condições para recuperação estão dadas desde 2017. No início daquele ano p residente Michel Temer foi denunciado pelo grupo JBS de receber propina. Então ele enfraqueceu e perdeu vitalidade para ter as reformas aprovadas. O próprio Temer pretende encerrar seu mandato com a reforma da Previdência. Se o novo presidente encampar a idéia provavelmente os investidores colocarão seus projetos em ação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE