07/10/2017 - NOVO BENEFÍCIO DO REFIS




Irá à sanção presidencial um terceiro programa de refinanciamento de dívidas do governo federal, chamado de REFIS. Foi enviado por Medida Provisória e foi tão mexido na Câmara e no Senado, que acarretou um cálculo de receitas para a União de R$10 bilhões. Mas, perdão de dívidas (juros e multas) de R$35 bilhões. O quadro é de legislar em causa própria. Ou seja, os maiores beneficiários são as grandes empresas e instituições, tipo templos, clubes, dentre outros, que tem seus representantes mandando no Congresso. O pior disso é que as empresas e instituições, de uma forma em geral, podem atrasar impostos, porque, lá na frente, multas e juros poderão ser perdoados. É claro que há inadimplentes em dificuldades, em razão de problemas anteriores e da recente maior recessão já enfrentada pelo País. O primeiro REFIS aconteceu em 2.000. Era um parcelamento. O segundo e o atual têm desconto de acréscimos de dívidas. Este terceiro está sendo uma imoralidade. Conforme artigo aqui ontem, “risco e incerteza”, demonstra-se assim que se tem no País um capitalismo de compadrio. Isso afugenta os empresários que tem “o espírito animal”, na versão de Keynes, otimistas em condições de risco e incerteza e não vivendo de benesses. 

Além de “gostar de levar vantagem” ou de dar um “jeitinho brasileiro”, o Congresso examina também do lado econômico a reforma previdenciária, que, provavelmente, será votada em novembro, conforme prevê o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Por seu turno, o relator da reforma tributária já fez a centésima palestra pelo País, em busca de submetê-la a sua respectiva comissão cameral. Quer dizer, Temer se afunda na política e procura se salvar na economia, esperando terminar o seu mandato.

Dessa forma, não é de estranhar-se que a bolsa de valores entre em euforia. Já bateu 78.024 pontos (novo recorde) e voltou aos 76.617 pontos no mesmo dia. Ali, então estão os capitalistas especuladores, convivendo com os grandes empresários. No frigir dos ovos, a bolsa já ultrapassou um dos mais longínquos recordes históricos de 73 mil pontos, em 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE