11/07/2014 - REAÇÃO DOS ADRs APÓS JOGO HUMILHANTE




Na terça feira passada, dia 8 de julho, o Brasil sofreu a maior derrota de futebol da sua história. Ocorreu 7x1 gols a favor da Alemanha. Perplexidade, pela surpresa. No dia 9 de julho houve a primeira forte reação de expectativas. A derrota para os alemães fez as ações negociações com Recibos de Ações Negociadas (ADRs, sigla em inglês) na bolsa de valores de Nova York. O ADR da Petrobras subiu 4,63%, o do Banco Itaú aumentou 2,82%, o da Vale se elevou 1,27%. O índice ADR Brazil Titans, reunindo os 20 papéis brasileiros mais negociados na maior bolsa do mundo subiram 1,25%. Assim, a reação é especulativa, sendo dado um sinal de mudança, oposto aos dados anteriormente, quando o sólido desempenho da seleção de futebol brasileira era um sentido otimista de subida da popularidade do governo da presidente Dilma, de 34% para 38%. É claro que a seleção de futebol contribui para o humor econômico dos investidores brasileiros. Dizia-se, claramente, que se o Brasil ganhasse a Copa do Mundo a presidente seria reeleita. O contrário poderia acontecer. Na verdade, há especulações de bolsa, visto que existe uma máxima de que a bolsa se antecipa aos fatos, subindo; depois das realizações, ajustasse caindo. Se os atos forem de mudanças positivas para os investidores, tais como as reformas econômicas prometidas, tanto por FHC, como Lula e Dilma, constarem da plataforma política de candidatos que se apresentarem, qualitativamente, haverá o apoio do grande capital aos melhores, provavelmente decisão no segundo turno. Obviamente, o poder econômico é o mais expressivo nas eleições. Claro, “pela força da grana que ergue e destrói coisas belas” (extraído de famosa canção, cantada por Caetano Veloso).

A teoria econômica possui vários modelos de previsão. O modelo mais famoso é o de John Maynard Keynes, chamado de modelo de expectativas racionais, aperfeiçoado pelo economista americano Sargent, ganhador de um Prêmio Nobel de Economia. Conforme o próprio nome indica, em economias estabilizadas o modelo quase sempre se verifica. Em economias emergentes é maior o grau de incerteza. Muito maior ainda em economias desorganizadas, sendo improváveis resultados confiáveis.

Enfim, mais de dois meses virão de propaganda política e debates, quando se conhecerão as propostas dos candidatos. Até agora a presidente Dilma ensaiou dois lemas: Brasil sem burocracia; banda larga para todos. Aécio Neves tem prometido fazer um choque de gestão, diminuindo a máquina pública. Eduardo Campos promete educação em tempo integral para todas as crianças. Pouco ainda. Muitos desdobramentos virão.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS