08/07/2014 - PROBLEMA ESTRUTURAL DA EDUCAÇÃO




O problema estrutural da educação brasileira se deve ao fato de que o governo federal, aquele que mais arrecada, é o que relativamente investe menos em educação. Basicamente, na educação de ensino superior. Ao ensino fundamental, a educação fica a cargo dos 5.565 municípios, os mais despreparados para formar as bases do alunado. Mesmo assim a nota do último IDEB alcançou 5, na escala de zero a dez. Ao ensino médio, a maior parte cabe às 27 unidades federativas, nível que mais apresenta evasão escolar. Nota média do IDEB de 3,7. Ao ensino superior, a nota média do último ENADE foi de 4,3. No geral, a média das médias é de 4,3. Portanto, reprovado na média geral. Portanto, a federalização do ensino em geral é a solução, já havendo até projeto do senador Christovam Buarque neste sentido. Porém, até o momento não entrou em pauta na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 15 anos de idade, cuja sigla em inglês é PISA, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), baseada na Europa, coloca os estudantes do ensino médio brasileiro em desconfortável 38º lugar entre 44 países, sendo eles testados em resolver problemas de raciocínio e de lógica, relacionados ao cotidiano, nas disciplinas de linguagem, matemática e ciências.

O mais recente estudo da OCDE apresentado nesta semana como Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, que ouviu 100 mil professores e diretores escolares em 34 países, teve como escopo saber como eles sentem na execução do trabalho. Conforme a pesquisa apenas 12,6% dos professores brasileiros se consideraram valorizados, proporção bem abaixo da média internacional de 30,9%. Porém, 87% dos professores nacionais se consideram realizados no emprego, média próxima da média global de 91,1%. A conclusão da OCDE do caso brasileiro é que se deveria mudar a forma de como se organiza a gestão da educação nacional, a qual deveria garantir a valorização dos mestres, através de melhoria na qualificação e em estrutura adequada de ensino.

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