08/07/2014 - PROBLEMA ESTRUTURAL DA EDUCAÇÃO
O problema estrutural da educação
brasileira se deve ao fato de que o governo federal, aquele que mais arrecada,
é o que relativamente investe menos em educação. Basicamente, na educação de
ensino superior. Ao ensino fundamental, a educação fica a cargo dos 5.565
municípios, os mais despreparados para formar as bases do alunado. Mesmo assim
a nota do último IDEB alcançou 5, na escala de zero a dez. Ao ensino médio, a
maior parte cabe às 27 unidades federativas, nível que mais apresenta evasão
escolar. Nota média do IDEB de 3,7. Ao ensino superior, a nota média do último
ENADE foi de 4,3. No geral, a média das médias é de 4,3. Portanto, reprovado na
média geral. Portanto, a federalização do ensino em geral é a solução, já
havendo até projeto do senador Christovam Buarque neste sentido. Porém, até o
momento não entrou em pauta na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
O Programa Internacional de
Avaliação de Estudantes de 15 anos de idade, cuja sigla em inglês é PISA, da
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), baseada na
Europa, coloca os estudantes do ensino médio brasileiro em desconfortável 38º
lugar entre 44 países, sendo eles testados em resolver problemas de raciocínio
e de lógica, relacionados ao cotidiano, nas disciplinas de linguagem,
matemática e ciências.
O mais recente estudo da OCDE
apresentado nesta semana como Pesquisa Internacional sobre Ensino e
Aprendizagem, que ouviu 100 mil professores e diretores escolares em 34 países,
teve como escopo saber como eles sentem na execução do trabalho. Conforme a
pesquisa apenas 12,6% dos professores brasileiros se consideraram valorizados,
proporção bem abaixo da média internacional de 30,9%. Porém, 87% dos
professores nacionais se consideram realizados no emprego, média próxima da
média global de 91,1%. A conclusão da OCDE do caso brasileiro é que se deveria
mudar a forma de como se organiza a gestão da educação nacional, a qual deveria
garantir a valorização dos mestres, através de melhoria na qualificação e em
estrutura adequada de ensino.
Comentários
Postar um comentário