29/07/2013 - BENS DE CAPITAL


Os bens são compostos de matérias primas, de bens intermediários, bens de capital e bens de consumo duráveis e não duráveis. São palpáveis, materiais. Diferentes dos serviços que são imateriais. A matéria prima desaparece no processo produtivo. O bem intermediário se agrega à matéria prima para se traduzir no bem final. Como exemplos a cola, o parafuso. O bem de capital é a máquina, o equipamento, a ferramenta. Servem para produzir muitos bens e se desgastam geralmente aos poucos, com o passar dos anos. A indústria que produz o bem de capital é o termômetro de como se comporta a economia. Quando há muitos pedidos, muitas encomendas, enfim, muita procura por bens de capital, a economia está aquecida. Há crescimento econômico. O inverso é verdadeiro, havendo retração econômica.
Atualmente, no Brasil existe cerca de 30% de capacidade ociosa na indústria, quando o normal seria menor do que 20%. O nível de confiança industrial é o mais baixo dos últimos cinco anos. Desde 2007 que o governo federal vem acenando com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), isto é, realizar a infraestrutura para o País decolar. Mas, não decola e talvez tenha deixado escapar um momento tão propício em mais de uma década. Historicamente, o investimento público bruto não ultrapassa de 2%, quando deveria ser de pelo menos 7% do PIB. As carências são enormes, que vão desde mão de obra de qualidade, isto é, de maior produtividade, a inversões em tecnologia, logística, transportes, energia.
Enquanto isto carrega uma máquina pública pesada, mediante 39 ministérios, cuja redução a presidente Dilma disse que não fará. As despesas dos 39 ministérios custam ao Brasil R$611 bilhões. Quase dois terços de toda a arrecadação. A nação brasileira tão engessada se encontra em segundo lugar em número de ministérios, somente atrás do Sri Lanka. Tancredo Neves queria dirigir com 21 deles. Itamar Franco governou com 22. FHC com 24. O ex-presidente Lula elevou para 35. A presidente Dilma já tem 39. Quer dizer, o desempenho do seu mandato tem sido pífio e compromete toda a esperança de ser um país de desenvolvido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE