15/08/2013 - TERMELÉTRICAS




As usinas termelétricas são as fontes de energia que poluem devido ao fato de que geram energia usando outra energia, mediante uso de derivados do petróleo. Mas, não tem jeito em curto prazo, visto que senão o país teria que racionar o uso de energia em geral, à semelhança do que aconteceu em 2001. Quando o nível de água dos reservatórios baixa perigosamente, isto na época do verão, dados que as chuvas nãos os encheram, as termelétricas naquela época foram acionadas. Novamente, elas voltaram, mas sem o sufoco que foi naquele ano. Atualmente, respondem aquelas unidades por 18% da energia consumida no País. Cresceram em número o bastante para evitar um apagão. Entretanto, o custo de operação anual foi bastante elevado, dessa vez, aproximadamente R$10 bilhões. Não houve outro jeito.

Porém, o pior é o impacto ambiental. As emissões de dióxido de carbono das usinas termelétricas correspondem a dobrar a frota de automóveis do País. Isto é, colocar mais 24 milhões de automóveis pelo território nacional. Ou a embarcar 12 milhões de passageiros em voos de ida e volta entre São Paulo e Londres. Ou a desmatar 48.000 hectares de floresta, área correspondente à cidade de Porto Alegre.

A ironia é que o Brasil possui uma das maiores reservas energéticas mundiais, de origem natural, que é a energia solar. Outra forma natural que, inexplicavelmente caminha lentamente é a energia eólica. Existem mais de R$500 milhões investidos em equipamentos, prontos, pelo Nordeste, sem gerar energia, visto que a CHESF não implantou ainda as linhas de transmissões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE