10/11/2011 - LADO OCULTO DA ECONOMIA


A chamada economia informal é o lado velado da economia. No Brasil estudos da Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia e Administração, revelam que este se situa em 40% da população economicamente ativa. Isto é, cerca de 40 milhões de pessoas vivem assim. Quase um quarto da população do País. Nesse balaio de gatos existe de tudo. Porém, ele está dividido em dois grandes segmentos: a contravenção e os verdadeiramente informais. Quanto à contravenção existe a violência desmedida; quanto aos empreendedores individuais não formalizados existe todo o medo dos tributos e das fiscalizações do Estado.

A contravenção sempre existiu, o que se pode fazer é controlá-la. O contrabando, as drogas, os crimes, as milícias, dentre outras, são as formas presentes com enorme força. O caso que se abordará aqui é o do deputado estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL/RJ), que ficou famoso por servir de modelo ao professor ético do filme campeão nacional de bilheteria: “Tropa de Elite”, que vive um drama terrível, sendo empurrado para o exílio. Nos últimos três anos, a polícia ficou sabendo de 27 planos para assassiná-lo. Todos encomendados pelas milícias cariocas. Referido deputado embarcou na semana passada para o exterior com toda sua família, para destino não conhecido, a convite da Anistia Internacional. A sua temporada fora será longa e talvez não retorne.

O deputado carioca tinha o maior número de seguranças entre as autoridades fluminenses, 23 ao todo para ele e para sua família. Dos seis veículos à disposição dele, três são blindados. Uma viatura da Polícia Militar passava as noites na porta da residência do parlamentar. Ele passou a ser perseguido depois que conseguiu instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações das milícias.

O cientista social e ex-oficial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), que inspirou o autor dos filmes de “Tropa de Elite” ao criar o protagonista Capitão Nascimento, Paulo Storani, falou que o deputado deve sair de cena: “Um afastamento temporário desarticula o suposto plano, permite que os informes circulem e a polícia investigue. Neste ponto está o grande desafio: chegar aos protagonistas das ameaças”, disse ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE