13/10/2011 - MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO


Ontem foi realizado movimento espontâneo, composto por estudantes, professores, advogados, cidadãos em geral, isto é, sem ser coordenado por sindicatos, partidos políticos ou entidades estudantis, mas tendo apoio de entidades como a ABI, OAB, CNBB, convocado por redes sociais de informática, como o Facebook, contra a corrupção. No entanto, outras bandeiras de luta fizeram parte da marcha nacional, tais como a regulamentação da lei da ficha limpa, voto distrital, contra o voto secreto na Câmara, princípio da inocência, que protela o exercício da lei, abaixo as mordomias do Congresso, dentre outras.

As manifestações se deram em 20 cidades brasileiras, uma segunda onda de lutas, após o sete de setembro. A idéia é de que a população fiscalize o roubo velado de dinheiro público. Os cidadãos não estão tolerando mais, por exemplo, os 265 deputados que inocentaram a corrupta Jaqueline Roriz, por voto secreto na Câmara. Afinal, foram 52% dos 513 deputados federais. Quase os 300 picaretas que o ex-presidente Lula disse que havia na Câmara, quando exerceu o seu único mandato de deputado federal. Na época, Lula, não teve sequer um projeto de lei seu aprovado pelo Congresso.

A questão de fundo é econômica. Como custam caro as obras públicas? Como falta dinheiro para a realização dos gastos públicos? Como os valores das instituições ficam depreciados, desmoralizados, desmotivados, em face à rede corrupta?

Enfim, quando se pensa que o Brasil caminha para melhorar o ambiente geral dos negócios, a presidente Dilma sanciona o novo Aviso Prévio, dilatado de 30 para até 90 dias, sendo cada três dias por ano trabalhado, após o primeiro exercício de trabalho. Encarece o custo do emprego e aumenta a burocracia. São urgentes as reformas nas áreas: sindical, trabalhista, política, dentre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE