25/10/2016 - PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO NACIONAL




Como parte integrante do período chamado de “milagre brasileiro” (1967-1973), qual seja fazer o Brasil Grande economicamente foram criados o PIS, o PRODOESTE, o POLONORDESTE, o PRORURAL, o RADAM e o PIN - Programa de Integração Nacional, cujo eixo seria a construção da TRANSAMAZÔNICA, iniciada há 40 anos, uma grande obra inacabada, para interligar a região Norte, partindo do Estado do Pará para o Estado do Amazonas. Os governos militares tinham slogans nacionalistas. O do PIN era “integrar para não entregar”.

Na ponta da rodovia, no Estado do Pará, encontra-se a cidade de Altamira, onde está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte, que, depois de pronta será terceira maior usina do mundo, somente perdendo para Itaipu e Três Gargantas (China). Em linha reta, a rodovia dista para Belém, capital do Pará, cerca de 450 quilômetros. Na outra ponta da estrada, no Estado do Amazonas, está a cidade de Lábrea. Em linha reta é distante 700 quilômetros da capital Manaus. Foram desmatados 1.751 quilômetros no percurso entre as duas referidas pontas. No entanto, menos de 10% estão asfaltados. Há trechos horríveis de serem vencidos por caminhões. A estrada, outrora orgulho dos militares, virou rota do crime.
Em Altamira é visível o aprofundamento de aspectos negativos, tais como conflitos indígenas e o desmatamento. Em Lábrea há grilagem, violência e desmatamento. Entre as duas pontas da rodovia são predominantes pastos subutilizados, intercalados por unidades de conservação de terras indígenas, pressionadas por madeireiros e garimpeiros. São inúmeros os cidadãos que sobrevivem da extração ilegal do ouro e da madeira. O contrabando de pedras preciosas é intenso. Há campos de pouso clandestinos. As grandes queimadas continuam nos períodos de seca.

Infinitas curiosidades se encontram, desde índios parahãs, à beira do rio Maici, que se recusam a aprender português, à maior produtora de cacau do País, a cidade Medicilândia, a 540 quilômetros da capital Belém.
Os índices de desenvolvimento humano (IDH) das cidades próximas da rodovia são inferiores ao IDH da media nacional. Ademais, os municípios são dependentes de repasses de recursos federais.

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