01/10/2016 - FMI CONFIRMA CONSENSO DE CRESCIMENTO





O Fundo Monetário Internacional (FMI) é órgão criado em 1944, por inspiração dos EUA, visando o crescimento econômico mundial e estabilidade monetária. O FMI possui uma cesta de moedas, fornecidas pelos países membros, convertidas por duas moedas fortes, o dólar e o euro, garantindo também o comércio global. Em tese, existem países credores internacionais e devedores globais. Quando um país não possui divisas, saldo de moeda estrangeira para pagar e garantir seus negócios ou fruto de um ataque especulativo à moeda doméstica, tal como aconteceu de forma mais recente, no segundo mandato da era FHC, quando o País ficou sem reservas, tendo que recorrer ao FMI, para obter empréstimos de emergência e encontrar-se solvente perante a comunidade mundial. Claro que não é de graça. O FMI, embora cobre juros baixos, exige o ajustamento do país ao cenário global, reduzindo inflação e remuneração dos fatores de produção conforme suas produtividades. Quer dizer, atua para reduzir os desvios de conduta econômica.

Dessa forma, tem produzido relatórios trimestrais sobre a conjuntura econômica internacional, abordando a situação de cada país membro (quase todos do mundo). Suas análises são conservadoras. Suas projeções vêm atrás daquelas prospectadas pelo país, que tem boa contabilidade nacional. No caminho certo, eles minimizam. Tal como agora. Para o Brasil preveem – 3,3% do PIB, quando este cenário já foi ultrapassado há semanas, pelas expectativas domésticas do boletim Focus, bastante acreditado, já que é produzido pelo Banco Central, hoje estimando em – 3,1% do PIB. Ademais, somente visualiza incremento de 0,5% do PIB, quando a pesquisa semanal Focus estima em 1,3% e o governo federal projeta 1,6%. Quando um país se encontra no caminho errado, criticam bastante, principalmente quando quer adotar medidas heterodoxas, principalmente a de controle de preços para combater a inflação, além de ser contra a maior intervenção do Estado na economia, criando empresas, visto que considera a maioria das estatais ineficientes; fixando cotas de importação, estimando preços, câmbio e salários. A respeito deste último, escreveu em seu atual relatório: “A ligação entre benefícios sociais e salário mínimo deve ser revista”. Em outras palavras, mostra que não concorda com a política salarial em vigor, de ganho real para o salário mínimo, visto que afeta benefícios sociais, a exemplo de aposentadorias, até porque sabe que 90% do déficit público atual advêm de pagamentos dos benefícios previdenciários. Assim, implicitamente, acredita que o governo de Michel Temer está no caminho de acertar, de aprovar teto para gastos públicos, promover a reforma previdenciária e demais reformas cogitadas pelo governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE