05/10/2016 - RECESSÃO INFLUENCIOU QUEDA DAS NOTAS NO ENEM
A recessão influenciou a queda nas notas do Exame do Ensino
Médio (ENEM), porque em situação de aperto, em geral, os de mais alta renda tem
desempenho melhor do que os menos abonados. Prestes a ser feita a prova anual
do Exame do Ensino Médio (ENEM), o MEC vem agora, cerca de um ano depois,
divulgar que o desempenho dos colégios (chamados antigamente de ginásios) em
2015, demonstrando que muito mais da metade obtiveram queda nas notas, em
relação a 2014. O exame é usado como vestibular para praticamente todas as
universidades federais brasileiras. Em seguida, na esteira dela também vão as
faculdades particulares, no seu uso. As notas divulgadas foram de 8.732 escolas
públicas e de 6.266 escolas privadas. A redução das notas foi mais acentuada na
rede pública com 59% tirando notas baixas. Além do mais, 91% dos estudantes da
rede pública tiraram notas abaixo da média nacional. Nas escolas particulares a
redução do número de notas escolares foi de 53%. Mas, somente 17% ficaram com
notas baixo da média nacional.
Os resultados foram fortemente influenciados pela recessão
que se iniciou no segundo trimestre de 2014. A condição econômica da família do
estudante foi o fator que mais pesou no desempenho educacional. Dessa forma,
verificou-se que, entre os 200 colégios com as maiores notas do ENEM, 180
possuem níveis de renda alta ou muito alta. Dentre as escolas particulares com
até 60 alunos matriculados, embora a moda fosse de 30, além de contarem também
com alunos de melhor nível de renda vindos de outras escolas, o destaque foi
evidente.
Os melhores colégios públicos são os federais ou técnicos
particulares, que selecionam alunos. Não sem motivo, o senador Christovam
Buarque defende a reforma educacional através da federação dos colégios, em
todos os níveis de ensino. Deixando como está o ensino fundamental a cargo dos
municípios e o ensino médio a cargo dos Estados, mesmo gastando 25% os
municípios e 18% os Estados, não tem havido o progresso que se requer para a
aprovação estudantil. Na escala de zero a dez, tirarem notas acima da média 5.
Sabe-se, pelos resultados do IDEB, divulgado neste ano, que o ensino
fundamental I teve como média escolar 5,5; o ensino fundamental II, 4,5; o
ensino médio repetiu pela terceira pesquisa bianual, 3,7. Logo, evidencia-se
que o ensino básico (fundamental mais o médio) está com média abaixo de 5.
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