04/10/2016 - EMPREENDEDORISMO DE NECESSIDADE





O empreendedorismo de necessidade é o deslocamento da mão de obra para o perfil do microempreendedor individual, visto que há escassez de vagas no mercado formal de trabalho. Assim, o número de empresas criadas no País, de janeiro a julho deste ano alcançou 1.199.373, o maior número para o período desde 2010, quando a economia cresceu 7,5%, embora esteja o País em recessão pelo terceiro ano consecutivo. Tamanha criação de firmas individuais só se explica pela necessidade do cidadão procurar uma atividade de aventura ou uma oportunidade ansiada. O crescimento é de 1,8%, em relação aos sete meses do ano passado. Ademais, o SEBRAE tem feito intensa campanha de formalização de pequenos negócios, desburocratizando o processo e tornando-o mais atrativo. Entre os tipos de empresas, a que mais cresceu foi a do tipo microempreendedor individual (MEI), com elevação de 7,2% no período.

O desemprego em agosto, segundo a PNAD-Contínua do IBGE, recentemente divulgado consultou 166 milhões de brasileiros. Dentre eles, 64 milhões disseram não estarem procurando emprego. Já 102 milhões, sim. Estavam aptos para trabalhar 90 milhões, mas 12 milhões procuravam e não encontravam trabalho. Na faixa de 18 a 24 anos, o desemprego atingiu 25% deles. Na faixa de 124 a 28 anos, o desemprego era de 38%. O mercado de trabalho é mais cruel com os mais jovens.

A esse respeito, pesquisa da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo mostrou que as quedas das vendas levaram o varejo a ajustar seus quadros de empregados, demitindo jovens e contratando funcionários mais maduros. A razão está na possibilidade de pagar menos por um trabalhador mais experiente. Dessa maneira, das 171.969 vagas cortadas em 2015 no referido setor, 91,6% eram de funcionários com até 24 anos. No mesmo espaço de tempo foram geradas 27,8 mil vagas para trabalhadores com mais de 50 anos.

No momento atual recessivo, a contração se dá no consumo, no emprego, na produção e os cidadãos procuram arriscar menos. Dessa forma, os humores estão retraídos, sendo necessário recuperá-los.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS