13/07/2013 - PAC SOB FOCO


Sem dúvida, há grande busca de avaliação das mais de 100 promessas de campanha da eleição presidencial de 2010, não cumpridas e daquelas que regrediram. Ou melhor, não foi feita nenhuma reforma estrutural, nem um planejamento global tão esperado. Dessa forma, as cobranças irão para a ordem do dia e muito terão influências nas próximas eleições de 2014. Na campanha de 2010 a presidente Dilma, em uma das suas viagens com a sua comitiva de trem, resaltando uma das obras do PAC, a ferrovia Norte-Sul, foi de muitos festejos. Três anos depois, o trecho onde ela teria percorrido de trem inaugurado, está sem utilização, coberto por camada de ferrugem e com mato ao derredor, o que chamou a atenção da Agência Globo, ao examinar 42 projetos do PAC, tidos como os mais irregulares. Ao confrontar a última avaliação com aquela primeira de seis anos atrás, relatório de 2007, um dado estarrecedor comparece. Ou seja, os custos dos 42 projetos subiram R$100 bilhões, exatamente o dobro do que a presidente prometeu para resolver o problema de mobilidade urbana do Brasil, situação caótica nas cidades, que conduziu as redes sociais a convocarem as manifestações de junho, que atraíram milhões de pessoas para as ruas.

O Tribunal de Contas da União apurou irregularidades graves nos citados projetos. O estouro orçamentário mais alarmante é o da refinaria de Abreu Lima, em Pernambuco. Na primeira avaliação do PAC, de abril de 2007, seu custo projetado era de R$5,6 bilhões, prevista inauguração em janeiro de 2011. Atualmente, a estimativa é de R$35,8 bilhões, revista para inaugurar em maio de 2015. Em segundo lugar, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, cujo investimento estimado em abril de 2007 era de R$8,2 bilhões, prevista a inauguração para março de 2012. Hoje, o investimento está orçado em R$26,6 bilhões, revisto para inauguração em agosto de 2016. Outros exemplos podem ainda serem citados. A pavimentação da Rodovia BR-163, entre Guarantã-Santarém custaria R$1,5 bilhões, prevista para 2010. Nova revisão do investimento é para R$2,2 bilhões, prevista conclusão para 2015. A duplicação da BR-101, entre Palhoça (SC), divisa com o Rio grande do Sul, custaria R$1,5 bilhão, prevista para 2010. Novo cálculo é de R$2,4 bilhões, conclusão para dezembro de 2013. O projeto de irrigação Baixio de Irecê (BA), previsto para irrigar 58 mil hectares. Até o momento apenas a primeira das nove etapas foi concluída, com 4,3 mil hectares irrigáveis.

Enfim, das 42 obras acima citadas, previstas em 2007, apenas metade foi inaugurada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS