26/10/2012 - CRIME DESMOBILIZADO
No dia 22 deste aqui se abordou o crime organizado no Brasil, a partir de São Paulo. Referida onda crescente torna parte da economia nacional em subterrânea, sendo ineficiente e reduzindo o PIB real, além do pior, a insegurança em que se traduz. A partir do Rio de Janeiro há pelo menos cinco anos (2008) o crime vem em onda contrária e se desmobilizando. Evidentemente, tal movimento eleva o PIB real e, o melhor, torna a vida dos cidadãos mais segura. Não foi sem outro principal motivo que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi reeleito com folga no primeiro turno das eleições deste mês.
A desmobilização no Rio de Janeiro, mediante instalação de cerca de 30 Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), em área onde vivem aproximadamente 400 mil pessoas, tem ação que precede a instalação, qual seja a apreensão de armas, principalmente do fuzil russo AK-47, considerada a arma mais letal do mundo e preferida pelos traficantes. Estima-se que o fuzil de fabricação russa, Kalashnikov, modelo 1947, é a arma mais letal do planeta, matando pelo menos 250.000 pessoas por ano. O AK-47 pesa menos de quatro quilos, alcance de 400 metros e na mão de atirador hábil pode disparar até 600 tiros por minuto. O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame tem declarado que “o fuzil automático é o problema número um do Rio de Janeiro”. A média de apreensão de uma arma pesada naquela cidade é de uma por dia, sendo o mais frequente o AK-47. A avaliação do citado secretário é de que a tendência é a redução da quantidade de armas em poder dos bandidos nos próximos anos, isto porque a implantação da UPP retira muitas de circulação. Por outro lado, como as armas são usadas para as facções se protegerem, a disputa territorial se torna mais difícil e em regiões mais distantes. Uma consequência desagradável é que os bandidos expulsos do Rio de Janeiro se evadem para principalmente a terceira cidade brasileira, Salvador, onde a criminalidade tem se elevado enormemente. Nela já estão sendo instaladas três UPP. Os bandidos se espalharam pelo Brasil de uma maneira em geral, ao sair da segunda maior cidade brasileira. As armas pesadas compreendem até metralhadoras que já derrubaram helicóptero.
Sem dúvida que o caminho é de desmobilizar o crime. Os exemplos estão aí. Na década de 1990, em Nova York, ele se reduziu para um terço. O ponto de virada no Rio de Janeiro acontece nestes últimos cinco anos. Portanto, a tendência está revelada neste sentido para o Brasil como um todo. O livro “o ponto da virada”, de Malcolm Gladwell, que já vendeu mais de 5 milhões de exemplares, mostra que a melhoria da segurança acontece como uma ‘epidemia’, atingindo de uma maneira em geral aqueles que poderão ser beneficiados.
Comentários
Postar um comentário