08/10/2012 - ELEIÇÕES E FICHA LIMPA




Ontem foram realizadas eleições em 5.565 municípios brasileiros. O oitavo pleito desde a Constituição de 1988, consagrando a democracia. Pela primeira vez, a lei da ficha limpa teria que ter funcionado. No entanto, não foi possível aplicá-la integralmente, visto que o Tribunal Superior Eleitoral recebeu milhares de processos para julgamento, bem como de recursos daqueles julgados. Não houve tempo hábil, para fechar os resultados dos 2.200 processos no STE. Porém, para o segundo turno eleitoral somente 50 candidatos em julgamento de ficha-limpa no TSE irão a nova eleição. Pela primeira vez na história uma mulher esteve no comando das eleições referidas, a ministra Carmem Lúcia. A diferença é que uma grata surpresa o seu comportamento de austeridade e acompanhamento eleitoral. Foi ela que pessoalmente constatou o número de 50 candidatos que irão ao segundo turno. Visto que também dos 2.200 de candidatos processados que concorreram às eleições, 1.950 já estão fora. Não é difícil acreditar na sua declaração: “Nenhum ficha-suja tomará posse”. Ou seja, não permitirá a diplomação de político com ficha-suja, apesar da demora da corte em julgar os recursos das candidaturas, até a posse promete que os processos em tela serão julgados.

Nesta semana será prosseguido o julgamento do mensalão. Os resultados no Supremo Tribunal Federal (STF) mostrará que quem erra precisa pagar. Isso derruba a tese dos que acreditavam na impunidade. A opinião pública está cristalizando a ideia de um País sem corrupção ou com tolerância mínima a essa prática. Em razão da jurisprudência que está sendo atualmente criada, muitos outros casos no STF agora serão revistos.

Os processos de melhorias das instituições ou de criação de novas e destruição das falsas ou antigas, no Brasil são muito lentos. Citados encaminhamentos trazem um custo Brasil muito alto. Custo de se produzir e viver aqui. Os governos desde o marco da estabilização econômica do Plano Real (1994) não tem promovido as reformas estruturais tão necessárias



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE