08/01/2012 - ECONOMIA CRIATIVA


A ONU possui órgão ativo que pesquisa as razões do desenvolvimento das nações, cuja sigla é UNCTAD/PNUD, para prover de informações conseqüentes para aquelas que querem trilhar os caminhos do progresso. O fator da inovação passou a ser investigado, de forma global, pelo segundo ano, divulgando Relatório denominado de Economia Criativa. A economia criativa é formada pelos segmentos de bens e serviços que contam com capital intelectual, conteúdo criativo, valor comercial e valor cultural. A economia criativa vincula artes, cultura, negócios, conectividade, de acordo com as inovações, ao nível internacional.

A teoria econômica tem em um economista austríaco, Schumpeter, uma contribuição indelével sobre a teoria do desenvolvimento econômico. Insere-se no meio dos maiores economistas tidos como notáveis, tais como Adam Smith, David Ricardo, Karl Marx, John Maynard Keynes. O que é marcante em Adam Smith é ser expoente do liberalismo; David Ricardo é o formulador de modelos de preços, renda e comércio internacional; Karl Marx fundou a teoria critica do capitalismo, inspirando o socialismo; John Maynard Keynes, que não admite uma economia sem a intervenção do Estado; Joseph Alois Schumpeter, como autor do motor do capitalismo que é a inovação. Para este último, o capitalismo se renova porque parte do princípio da “destruição criadora”. Isto é, haverá sempre um novo produto, melhor do que o anterior. São vários os exemplos. No campo dos eletrônicos é fácil de ser percebido. Como exemplo mais notório se tem o computador. O primeiro era mecânico, do tamanho de um quarteirão. Depois, tornou-se do tamanho de uma sala, de um móvel, semelhante a uma televisão de mesa, o chamado computador pessoal, depois veio o laptop, o note book, o tablet, o telefone celular. Outro exemplo tão bom é o chip, substituindo a válvula, com incomensuráveis ganhos. Uma radiola, substituindo uma vitrola, que foi substituída por um sistema de som e hoje por micro sistemas. É possível identificar milhões de exemplos que conduzem à economia do bem estar.

Dentre os países que ficaram desenvolvidos, nos últimos tempos, que incentivaram a educação criativa, estão na ponta os Estados Unidos, a China, a Alemanha, nessa ordem. No referido segundo relatório da UNCTAD/PNUD, o Brasil nem aparece entre os vinte maiores criadores de inovações. Conforme é conhecido o sistema educacional brasileiro deixa muito a desejar, principalmente no que se refere às patentes, quando é muito grande a distância do Brasil em relação aos países mais desenvolvidos do mundo.

Comentários

  1. A COLHEITA MIDIÁTICA DO PT E DE JAQUES WAGNER

    Depois de associar-se ao pior do carlismo em detrimento dos que lutaram ao longo de anos ao seu lado para derrubar o esse mesmo carlismo, na ânsia de reeleger-se, o governador Jaques Wagner agora colhe o que semeou: esse mesmo carlismo que o ajudou porque estava atordoado com a perda de seu líder máximo e do poder político na Bahia, agora mostra a sua verdadeira face estampada do herdeiro ACM Neto, mentor intelectual dessa matança que vitima centenas de inocentes e acarreta milhões em prejuízos de toda sorte para o povo baiano à mercê das ambições dos grupos políticos em luta pelo poder.
    O PT agrediu, humilhou, excluiu, isolou, expulsou todos os que militaram e militam contra o estado de coisas deixado na Bahia pela política autoritária, cruel, criminosa, nefasta, desonesta e de lesa-pátria do mesmo carlismo ao qual Wagner uniu-se para tentar se perpetuar no poder. Mas o vício do cachimbo deixa a boca torta. O carlismo não desiste, nem vai desistir nunca de sua luta para voltar ao poder. Como se encontra ainda enfraquecido, mas não morto, o fascismo carlista tem na figura do deputado ACM Neto seu líder natural que acha-se 'dono' do poder no estado e quer de volta tudo o que foi tomado da herança deixada pelo avô.
    O pior é que não existem mais partidos em que se possa confiar para tentar uma outra forma de fazer política que preze a ética, a honestidade, princípios e valores como a verdade, o bem comum, a tolerância, o amor, a paz, a honra, a moral, os bons costumes, como o respeito mútuo, o respeito às diferenças, o respeito ao oposto, à oposição, o diálogo com vistas à harmonia, não à hegemonia, essa que PT habilmente está implantando graças à propaganda, haja vista a fortuna imensa gasta pelo mesmo Wagner para divulgar as 'obras' do seu governo. E de repente toda essa dinheirama revelou-se inútil com a greve dos policiais militares, também em atividade de lesa-pátria, traidores do povo que neles confiou sua segurança e que por alguns trocados a mais entregou a vida preciosa e incalculável de milhares de inocentes.

    (Geraldo Maia)
    Escritor e Poeta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

CORTE NA SELIC

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO