02/09/2011 - RIO AMAZONAS II EMBAIXO
A física Elizabeth Pimentel, da Universidade Federal da Amazônia, chefia uma pesquisa que estuda a existência de outro rio, ainda sem nome, abaixo do rio Amazonas. Trata-se de um túnel de 6.000 quilômetros, quase do tamanho do rio Amazonas, de 6.400 quilômetros de extensão. Situa-se a dois quilômetros de profundidade, com volume de água estimado superior ao do rio São Francisco. Referido volume é formado pelas águas das chuvas e pelo excesso de água da bacia do rio Amazonas, aquela água que não é retida para ser o maior rio do mundo. Sob o ponto de vista econômico não há uma utilização atual. Sob o ponto de vista do futuro é uma reserva da nação brasileira, visto que o subsolo é da União. Se bem que não pensam assim os Estados Unidos, que alardeiam que a região Amazônica é patrimônio da humanidade. Inclusive, nos livros escolares por lá utilizados, a Amazônia é considerado território das Américas. O Brasil tem a posse, tenta proteger os limites de fronteira. O futuro é incerto, ainda mais que a água será uma commodity.
O rio embaixo do rio Amazonas, é um túnel calmo, com largura de 200 a 400 quilômetros, enquanto o rio Amazonas tem largura de um a 100 quilômetros. A velocidade da água do rio Amazonas é de 100 metros em 50 segundos, enquanto que o rio subterrâneo é de 100 metros por ano. A vazão do rio Amazonas é de 133.000 metros cúbicos por segundo, enquanto o rio subterrâneo é de 3.900 metros. Uma descoberta desta leva a pensar sobre a existência de petróleo e de tantas riquezas minerais.
A respeito da ameaça potencial ao Brasil. É bom refletir o que ocorreu com os imperialismos em todos os tempos, que viveram de invasões. Os Estados Unidos fizeram mais de uma centena de invasões, desde a sua independência, em 1776. Somente lembrando esta década, os Estados Unidos invadiram o Iraque, o Afeganistão e agora a Líbia, invasões estas que eles colocaram na frente a Organização das Nações Unidas. No caso da Líbia, eles colocaram toda a responsabilidade na Organização do Tratado Norte (OTAN). Mas, se sabe que os Estados Unidos gastaram mais de US$1 bilhão em apoio a OTAN. É verdade que Muamar Kadafi era um tirano, governando 42 anos, após um golpe militar em 1969. A questão é como instaurar uma democracia naquela região, visto que o islamismo é a religião mais professada, tendo os seus líderes geralmente preferidos governar por ditaduras.
Comentários
Postar um comentário