06/09/2011 - OUVIDORIA DA CORRUPÇÃO
No Senado brasileiro foi criada a Frente Suprapartidária de Combate à Corrupção e a Impunidade em Apoio às Ações do Executivo, cujos líderes são os senadores Pedro Simon e Cristovam Buarque. Referido movimento já conta com apoio ostensivo da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação Brasileira de Imprensa. Pouco a pouco, outras instituições vão aderindo ao processo. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro está pretendendo lançar amanhã um manifesto a favor da ética na política. Segundo seu presidente, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, o objetivo da ação é dar apoio à presidente Dilma no combate à corrupção. Disse ele que “a corrupção é inimiga histórica da sociedade brasileira. Por isso, é reconfortante verificar que a retórica dá lugar à ação”. Para amanhã, 07 de setembro, dia da Independência, é também esperada uma marcha em Brasília e em São Paulo.
Dentre 178 países o Brasil está em 69º lugar em corrupção, segundo a ONG Transparência Internacional. Em relação aos grandes emergentes, chamados de BRICs, a Índia, pior colocada do que o Brasil, estando em 87º lugar na citada classificação, é aonde se tem notícia de um ativista de fama internacional, Anna Hazare, de mais de setenta anos, que fez greve de fome, foi preso, foi solto, voltou a fazer greve de fome. Anna é acompanhado por milhares de correligionários. A sua bandeira é pela aprovação de uma lei, que transita a quarenta anos no Congresso Indiano, chamada de Lei Jan Lokpal. Caso seja aprovada, criará a função de Ouvidor, uma espécie de representante popular, com poder de iniciar investigações sem restrições. Quer dizer, qualquer pessoa poderá ser investigada, inclusive, o primeiro ministro. Referido político faz a população se recordar, pelas vestes e tom pacifista, um dos fundadores da atual Índia, Mahatma Gandhi.
Está aí uma boa idéia de luta também no País. Estranhamente, nem órgãos outrora combativos, tais como a Central Única dos Trabalhadores, a Força Sindical e a União Nacional dos Estudantes têm se pronunciado sobre o assunto tão importante para a Nação.
Comentários
Postar um comentário