11/09/2011 - WIKILEAKS E CGU



O site Wikileaks desde o início do ano vem divulgando milhares de informações sigilosas do governo dos Estados Unidos, mostrando que a diplomacia americana faz espionagem pelo mundo, através de agentes da Central Inteligence Agency (CIA) e dos próprios diplomatas. Só não vê quem não quer o que é o imperialismo. Por exemplo, ontem, reforçando a onda de denúncias sobre a corrupção brasileira no governo do presidente Lula, o referido site divulgou que, em carta do embaixador no Brasil, Thomas Shannon, ao procurador geral americano, há cerca de um ano e meio, afirmando que a corrupção no País é “generalizada e persistente, em todos os três poderes da Nação”. Além disso, citado embaixador diagnostica a justiça brasileira de despreparada e disfuncional.

Engrossando o caudal de escândalos, as auditorias da Controladoria Geral da União (CGU), no Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) e na VALEC, empresa pública encarregada das ferrovias, ao analisar 17 licitações de contratos, constatou prejuízo de R$682 milhões aos cofres públicos, correspondente a 13,4% de R$5,1 bilhões fiscalizados. A auditoria em tela foi encomendada pela presidente Dilma, nestes três meses que derrubou o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, mais 20 altos executivos. Os relatórios da CGU foram encaminhados à Polícia Federal. A auditoria precisou somente de dois meses para o diagnóstico. Foram encontrados inúmeros pagamentos de contratos superfaturados, pagamentos de serviços não prestados e projetos deficientes. No relatório, fica claro que “a auditoria é, sem dúvida, o caso que evidencia de forma mais clara como a combinação de fatores, a exemplo da existência de cláusulas restritivas no edital de licitação, o descaso com a confecção e a análise de projetos de engenharia, a falência do modelo de supervisão de obras e a conivência da fiscalização, podem representar prejuízos significativos ao erário público”, conforme recorte das Agências O Globo e Estado.

Mais uma vez os assuntos aqui tratados são para serem somados aos já apresentados, visto que a expectativa de amplas camadas da população é de que haja denúncias das irregularidades e tenha um fim a impunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE