26/05/2019 - ENTREVISTA DE GUEDES A VEJA



A revista Veja, publicou entrevista com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, que declarou que o País precisa ter a reforma da Previdência. Sem ela, Guedes declarou que deixará o governo, razão por que o Brasil viraria, inicialmente, uma Argentina, que tem uma inflação de 40%. Um retorno à situação de 25 anos atrás, sem o Plano Real. O povo brasileiro não quer perder a estabilidade duramente conquistada. Depois, de retornar ao calamitoso processo inflacionário, o País se tornaria uma Venezuela, cuja economia está destroçada, tendo inflação de 1.000.000 ao ano. Guedes também afirmou que sairia do Brasil e que se aposentaria.

O que está por trás do embrulho? A situação de déficit primário desde 2014, sendo necessário o ajuste fiscal. Cerca de 60% dos gastos públicos vão para pagamento da Previdência. O governo está contingenciando despesas, mas não terá caixa se não for via endividamento. A dívida pública em 2011 era de 52% do PIB. Em 2018 fechou em 78% do PIB. Poderá fechar este ano em 80%. Tecnicamente, o País está sem capacidade de pagamento da referida dívida.

O que a equipe econômica espera é poder economizar por volta de R$1,200 trilhão, em dez anos, se o anteprojeto em discussão na Câmara no for alterado. Se a referida proposta for desidratada, Guedes acredita que não pode recuar para uma economia inferior a R$800 bilhões.

Empresários paulistas, reunidos em torno da FIESP, acreditam que reforma da Previdência passará e que eles retornarão com os investimentos. Porém, a reforma previdenciária não basta só ela. São também necessárias: a reforma administrativa, tributária, a da melhoria do ambiente geral de negócios e os leilões das privatizações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE