26/06/2017 - PREJUÍZOS DA JBS CONTINUAM




Grande equívoco toma conta do Brasil. Os donos da JBS-FRIBOI (interessante que eles retiraram o nome FRIBOI, na tentativa de preservá-lo) fizeram delação premiada inusitada, qual seja a de ter imunidade penal. Ledo engano. A maior “imunidade” é a econômica. Pelos crimes, eles estão pagando muito pouco. É tão pouco que há correntes políticas fortes de quererem rever a decisão de homologar a delação premiada. Para 81% dos brasileiros, os empresários Joesley e Wesley Batista, donos do grupo JBS, deveriam ter sido presos pelos crimes que cometeram nos últimos anos, conforme a pesquisa Datafolha publicada no dia 24 passado. Os dois obtiveram imunidade penal ao fazer acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República. A pesquisa revelou que 83% da população considera que o presidente Michel Temer teve participação direta nos esquemas de corrupção descobertos pela operação Lava Jato mediante gravações dos donos da JBS.

No Palácio do Jaburu, Joesley gravou uma conversa que teve em março deste ano com Michel Temer. Naquela oportunidade, depois das 22 horas, no porão do Palácio, Joesley indicou que fazia pagamentos ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e ao doleiro Lúcio Funaro, para evitar que os dois assinassem um acordo de colaboração com a Lava Jato. Na conversa Joesley disse ter zerado pendências com Cunha, objetivando ter bom relacionamento com o deputado cassado. No áudio se ouve a voz do presidente, dizendo “tem que manter isso, viu?” Joesley indaga: “Todo mês?” A gravação é a principal prova entre as que compõem a denúncia contra o presidente, que a citada Procuradoria apresentou hoje, por corrupção passiva. Ele entrará para a história como o primeiro presidente, no exercício do cargo, investigado e denunciado por corrupção. O procurador geral, Rodrigo Janot, fixou multas de R$10 milhões ao presidente e de R$2 milhões ao seu afilhado Rodrigo Loures.

A situação está muito difícil. Enquanto isto as reformas econômicas estão sendo desidratadas no Congresso. Sem dúvida, os grandes grupos econômicos e financeiros irão decidir se continuarão ou não aguardando os resultados. O País assim continuará estagnado, provavelmente. Por quanto tempo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE