11/05/2015 - RICOS BRASILEIROS




Estudo do técnico Marcelo Ribeiro do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) colocou no topo da distribuição de renda 629 mil trabalhadores brasileiros como ricos, mais seus familiares, seriam 1% da população brasileira. Estes detêm 25% da riqueza nacional. Sendo assim, o Brasil está em décimo lugar como um dos países mais desiguais do mundo. Os ricos brasileiros ganham a partir de R$15.200,00, sendo a média de rendimento de R$28.500,00. As três profissões que têm mais chances de produzir ricos são as de médicos, engenheiros e advogados. O estudo do técnico referido considerou os trabalhadores entre 25 a 64 anos. Geralmente pessoas nessa idade já se formaram. Quatro grupos de cursos de graduação concentram os ricos: (1) administração, negócios e economia; (2) engenharia, ciências da computação, produção, construção e arquitetura; (3) direito; (4) medicina. Os graduados, mais aqueles que fizeram mestrado e doutorado são 86% dos ricos. Os diplomados brasileiros representam apenas 8% dos brasileiros.

Os cidadãos de curso superior têm maiores acesso a riqueza. Cada ano a mais de estudo acrescenta 14% na renda do trabalhador. Um número bem alto. A tendência é esse percentual cair, quanto mais pessoas ingressarem no nível superior. Quanto mais pessoas educadas, melhor a distribuição da renda. Em 1992, apenas 59,7% dos jovens de 15 a 17 anos estavam na escola. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013 este número subiu para 84,3%.

A origem da riqueza não se dá somente pela educação. Patrimônio dos pais, empreendedorismo, redes de relacionamento são outros atributos que fazem as pessoas serem mais ricas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE