12/03/2013 - INDÚSTRIA EM JANEIRO
O IBGE possui pesquisa de que a indústria brasileira cresceu 2,5% em janeiro, em relação a dezembro. Mas, não apresenta os resultados por segmentos. Já em relação a janeiro de 2012, o incremento foi de 5,7%. O resultado surpreendeu, devido ao fato de ser o melhor resultado desde março de 2010. Conforme estatísticas do IBGE, a indústria cresceu em 9 dentre 14 regiões pesquisadas. Em 2012, a indústria recuou 2,6%. Logo, em janeiro parece haver recuperação. Mas, em um mês só não está garantido bom crescimento. É razoável supor que a indústria cresça 3%, que é a mesma taxa esperada para o PIB. Porém, para ficar convencidos disto analistas estão esperando melhores desempenhos industriais em meses subsequentes.
A grande dificuldade é que o consumo não consegue mais ser o destino da grande produção, mesmo porque a inflação está corroendo orçamentos familiares. Já o mercado de trabalho está necessitando cada vez mais de mão de obra qualificada, o que deveria se traduzir por elevação mais rápida da produtividade. O governo fica insistindo em pequenos pacotes, já realizou 14 deles, o que está gerando intranquilidade no empresariado, visto que a maioria das medidas tomadas não tem caráter definitivo.
Parece que, na contramão da vontade do governo, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, declarou recentemente que a preocupação do Banco Central é com a inflação e não com o crescimento. Pior ainda, no início desta semana em Varsóvia, atribuem a ele a frase de que a inflação irá cair no próximo semestre. Isto bastou para que boatos de que o Banco Central irá elevar a taxa básica de juros. Isto é contramão do crescimento econômico nacional. Neste primeiro trimestre a situação está muito confusa e é prudente acreditar que a economia vai crescer moderadamente.
Comentários
Postar um comentário