27/06/2012 - REVERSÃO DE EXPECTATIVAS
No boletim mensal de fevereiro deste ano, o diretor de pesquisa e estudos econômicos do Bradesco, Octávio de Barros, dizia em seu editorial mensal, em artigo no qual o título era “Parece que o mercado já colocou a sacola no braço e saiu às compras”. Aduzia-se ao fato de que semp0re se contraem, em posição conservadora, guardando dinheiro, o que se reflete em redução de compras. Chegou-se a exaustão, segundo o autor, o cenário voltando a fica claro, já que ‘as crises cansam’, o momento de recuperação era visto em fevereiro, quando os consumidores estariam indo às compras. “Um crescimento suficiente dos Estados Unidos, para reativar em alguma medida a confiança dos agentes econômicos globais. O Brasil sente essa melhora, que acaba contaminando positivamente as expectativas dos investidorese dos consumidores. Como confiança é tudo, é de se esperar que 2012 surpreenda positivamente, em relação às expectativas construídas no que da crise europeia. A aceleração da economia ficará mais clara já nesse primeiro semestre”, segundo ele.
Aconteceu tudo ao contrário da sua expectativa. A economia mundial ingressou no terceiromergulho da crise iniciada em 2008. A Europa agora está no olho do furacão. Os Estados Unidos retroagiram. O Brasil tem apresentando mau desemprenho neste primeiro semestre e tudo está indicando que o segundo semestre não será melhor do que o primeiro.
Estribada na classe C, que cresceu de 36%, em 2004, para 52%, em 2011, o governo acionou incentivos ao consumo desde abril. A classe C tem renda entre R$1.115,00 até R$4.800,00, a preços de 2011. No entanto, a classe média, a C, parece que parou de crescer. Os investimentos não estão reagindo. Além da projeção de 1,5% para este ano, do CreditSuisse, os analistas principais do mercado financeiro, nesta semana, estão projetando 2,5% de cresci- mento para 2012, o que é uma ducha fria para o governo de Dilma, que parece incapaz de reeditar as taxas do governo do presidente Lula, as quais ficaram em média de 4% anuais. Portanto, é fundamental que se encontre a reversão das expectativas. Afinal, as eleições presidências estão para os próximos bois anos, sem contar que já está decidido que o “mensalão”, escândalo de corrupção de 2005, envolvendo 37 réus, começará a ser julgado pelo STF em 02-08-2012, visto que o revisor de todos os processos entregou seus pareceres ontem, alegando a maior rapidez da história no maior julgamento da espécie.
Comentários
Postar um comentário