17/07/2012 - CASSAÇÃO PARLAMENTAR


Em 188 anos de existência do Senado, na semana passada foi quebrado pela segunda vez, o corporativismo, cassando o senador Demóstenes Torres, ficando inelegível até 2027. O afastamento dele não ocorreu por simplesmente moralização da casa parlamentar, mas pela contradição entre o que apresentava ser, um paladino da moralidade e dos bons costumes, o qual criou vários atritos com seus pares, mediante a sua evidente ligação com a contravenção de jogos e lavagem de dinheiro. Referido senador foi eleito por uma fortuna de doações, a maior parte delas do seu suplente, Wilder Morais, ex-marido de Andressa Mendonça, atual mulher do contraventor Carlos Cachoeira, o primeiro, suplente, o qual omitiu grande parte da chegou enrolado, tomou posse em poucos dias depois da cassação citada e terá de fazer várias explicações. O primeiro cassado há uma década foi Luiz Estevão, envolvido em várias irregularidades. Na verdade, existem naquela casa as maiores mordomias da República, o compadrio, acordos de cavalheiros, onde a impunidade transparece.
A corrente que investiga o esquema de Carlos Cachoeira, através da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) não somente puniu o referido senador. Pelo contrário, no estágio em que se encontra fica impossível uma volta à estaca zero. As gravações realizadas e as investigações da Polícia Federal levarão a maiores desdobramentos, visto que existem provas materiais contra governadores e outros políticos.
A rigidez da estrutura de poder torna evidente que o Brasil precisa de uma reforma política, definições importantes se haverá ou não o voto distrital, sobre financiamento público de campanhas, sobre realizações de plebiscitos, sobre partidos políticos.
A cassação de um parlamentar hipócrita é um avanço. Mas, dentre 81 membros “só se a casa for muito corporativa, não teremos um desenlace semelhante ao do senador Demostenes para alguns parlamentares daqui”, afirmou na semana passada o deputado Ivan Valente, do PSOL, chamando para a Câmara também a apuração de denúncias correntes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS