24/12/2011 - MARCA QUE FALTA


A primeira presidente mulher do Brasil atravessou bem o seu primeiro ano de governo, segundo a população. A pesquisa divulgada nesta semana pelo IBOPE, com 2002 pessoas, colocou-a com 72% de aprovação, percentual superior ao do primeiro ano do governo de Lula, 66%, bem como os 57% do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. Credita-se ao seu melhor prestígio a ter avançado mais do que os outros presidentes, ao demonstrar uma posição menos condescendente e mais institucional perante os escândalos de corrupção. Por isso, passou a ser considerada como pessoa mais energética e no sentido da correição. No entanto, recuou nos últimos dois meses, prometendo fazer forte reforma ministerial, algo que também parece que recuará, para não perder a governabilidade, pretendendo manter a base aliada. Portanto, parece que não quer passar à história como “faxineira” da sociedade. Porém, nesse plano político já brigou com os aliados PMDB, PR, PDT, PCdoB e com o próprio PT. Será difícil a recomposição, já havendo sussurros da volta de Lula em 2014 e não mais em 2018.

Iniciou querendo ser aquela que daria fim na miséria e mantendo-se como mão do PAC. Todavia, tais imagens ficaram ofuscadas, porque não criou realmente um programa de resultados próprios, incorporando a erradicação da miséria no Programa Bolsa Família. Por outro lado, reduziu muito o ritmo das obras do PAC e do Programa Minha Casa, Minha Vida. A erradicação da miséria está no mesmo caminho da intenção do presidente Lula, quando criou o Programa de Combate à Fome, abandonando para seguir o Programa Bolsa Família.

No plano econômico, o Brasil sentiu o segundo mergulho da crise internacional. O PIB projetado no início do ano pela pesquisa semanal do Banco Central, ratificado pelo Ministro da Fazenda, era de 5% em 2011. Entretanto, foi caindo a cada pesquisa, estando hoje sendo esperado um pouco abaixo de 3%. Isto é, 2,8% ou 2,9%.

Dessa forma, a presidente Dilma pretende mostrar que tem luz própria, criando a marca que falta, senão Lula será postado como candidato já em 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE